Dia da Internet Segura vem para apoiar o uso seguro da internet

A data do dia 07 de fevereiro é marcada por ser o Dia da Internet Segura, que busca levar uma campanha de bom uso da internet por parte de todos os usuários.  

A internet tem evoluído muito ao longo dos anos, se tornando algo muito comum no dia a dia, a ponto de todas as pessoas, de todas as idades, poderem estar inseridas facilmente no ambiente digital.  

Com o aumento de usuários na internet, cresce também a possibilidade de ameaças digitais às pessoas que não possuem grande conhecimento sobre a navegação na internet, podendo ser prejudicial o seu uso, principalmente para as pessoas idosas 

A psicóloga do CEDIVIDA, Monique Betenheuser, diz ser de suma importância o uso benéfico da internet para a pessoa idosa, pois ajuda no processo de compreensão dessas tecnologias, além de proporcionar uma boa saúde mental. “Nesse contexto, é fundamental que a pessoa idosa saiba usar a internet adequadamente, para poder usufruir dos seus benefícios, sabendo se proteger dos riscos, que envolvem os golpes, fraudes, vírus e conteúdos inapropriados”.  

O uso da internet para a pessoa idosa é relevante para o seu desenvolvimento próprio nas atividades diárias. Monique reforça o impacto positivo que o bom uso da internet pode trazer. “Há estudos que mostram o impacto positivo do uso de computadores por pessoas acima de 55 anos, tais quais: ativações das áreas cerebrais que envolvem a linguagem, leitura, memória, capacidade visual e tomada de decisões”, explica.  

A profissional também fala sobre os benefícios físicos à pessoa idosa com o uso da internet. “O uso da internet pelas pessoas idosas possibilita a aquisição de novos conhecimentos, trabalha a autonomia e independência, possibilitando que o idoso participe da sociedade de forma ativa e autônoma, fortalecendo a memória e o seu estado cognitivo”, comenta. “O contato com a tecnologia permite descoberta de novos conhecimentos, experiências e vivências”, completa Monique.  

Monique enfatiza ainda os benefícios cerebrais para a pessoa idosa que faz um bom uso da internet. “A introdução da internet permitiu a aquisição de novas informações, ativações cerebrais, melhora na comunicação, aumento dos momentos de lazer e vinculação social, e, principalmente, facilitou o acesso às informações pertinentes e úteis para o público. Dessa forma, o uso apropriado da rede contribui positivamente para o bem-estar da pessoa idosa, tanto no quesito informativo e lúdico, quanto nos processos de aprendizagem”, diz.  

O bom uso da internet traz inúmeros benefícios para a pessoa idosa. O CEDIVIDA já realizou uma palestra falando sobre os cuidados necessários para não cair em golpes na internet. Para ler a matéria, clique aqui.