Equipe do CEDIVIDA realiza palestra sobre o “Contexto Histórico da Pessoa Idosa na Educação”

por | 15 de abril de 2024 | Bem-estar, Trabalho Multiprofissional

Na última sexta-feira (12), Karine Cassilha, pedagoga do CEDIVIDA; e Nicolle Ramos, estagiária do Programa, realizaram a palestra “Contexto Histórico da Pessoa Idosa na Educação”. Elas comentaram sobre a relação da pessoa idosa na educação, e a importância da troca de experiências de vida dos nossos participantes presentes.  

A palestra teve início com as palestrantes realizando uma linha do tempo sobre a educação no Brasil. Elas mostraram como foi o início no país, desde a época como colônia de Portugal.  

Após a apresentação, Karine e Nicolle falaram sobre as diferenças de épocas na educação, a partir de 1960 até aos dias de hoje. 

O EJA (Ensinos para Jovens e Adultos) também foi trabalhado na atividade. Mostrando como funciona, Karine destacou que apesar do EJA ser um recurso para pessoas jovens e adultas, que não terminaram o ensino básico, ele não aceita pessoas idosas. “A pessoa idosa precisa ser vista e reconhecida como uma pessoa que pode ter os seus direitos a educação”, comenta. 

O analfabetismo também foi pauta na palestra. Karine e Nicolle trouxeram dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mostram a taxa de analfabetismo está diminuindo, porém ainda é maior entre pessoas com mais de 60 anos. “O idoso não é analfabeto por ser idoso. Ele está nessa condição devido à falta de acesso que teve em sua época de ser educada, junto à falta do acesso que ela tem hoje”, disse Karine.  

Para a pedagoga, inserir a pessoa idosa na educação hoje, é ressignificar o seu passado. Ela reitera o fato dos dados do IBGE sobre o analfabetismo na população idosa, e destaca: “Essa taxa revela algo, que não foi trabalhado antes. Então, a inclusão da pessoa idosa na educação, é colocar em contexto o que faltou para ela na época em seus estudos”.  

Karine também fala sobre como a palestra serviu para motivar os participantes presentes. “Como dissemos na palestra, houve muitas transformações sociais da época deles até hoje, para que a pessoa idosa tenha acesso à educação. Uma delas, é a criação do estatuto da pessoa idosa, que fala sobre o direito ao acesso aos estudos”.  

Segundo ela, a educação para a pessoa idosa impacta em sua qualidade de vida. “Quando falamos de pessoa idosa com acesso à educação, falamos de impacto em todas as áreas de sua vida. Social, saúde, conhecimento, autonomia. Todas as áreas são afetadas positivamente”, diz a pedagoga  

O CEDIVIDA possui diversas atividades e palestras para benefício da pessoa idosa. Confira a programação e se inscreva em nossas oficinas e demais palestras.