Etarismo afeta saúde mental dos 60+

por | 13 de maio de 2023 | Bem-estar, Prevenção

Recentemente, um vídeo de um grupo de colegas em uma universidade do interior de São Paulo debochando de uma companheira de classe com 45 anos, viralizou nas redes sociais com muitas críticas à postura das alunas que demonstraram o preconceito contra à estudante. Após o episódio, a discussão sobre o etarismo veio à tona.

O etarismo diz respeito à discriminação pela idade. Pode ser definido como discriminação etária, discriminação geracional, etarismo ou idadismo. É importante ressaltar que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), um em cada seis idosos sofrem ataques de etarismo.

Carine Suder, psicóloga do Conselho Regional de Psicologia, explica que esse tipo de violência afeta principalmente o psicológico da pessoa.  Essa situação pode impactar também a saúde mental de quem sofre os ataques de etarismo. Carine diz que vários fatores podem influenciar na saúde mental da vítima. “Em relação à saúde mental, vai depender da intensidade das agressões, do impacto e repercussões que tiveram e de quem fez a agressão. De modo geral, as agressões geram muita dor, e junto com essa dor vem uma mistura de emoções de tristeza e de raiva”, completa.

Carina ainda afirma que tais emoções geradas devido aos ataques relacionados à idade, podem causar uma série de desdobramentos psicológicos na vítima. Ela pode não se concentrar mais em suas atividades de rotina diárias, por exemplo.  

“Denunciar e notificar os órgãos competentes sobre o que lhe aconteceu, e buscar os atendimentos para conseguir lidar com a situação, para ter seus direitos resguardados. No caso desse tipo de violência que é constante, é preciso se perceber nessa situação”, diz Carine.