Por Luciana Oliveira
Prepare para se emocionar. Sem dúvida é essa a recomendação inicial para quem quiser ler essa belíssima HQ.
Paco Roca, o autor, é um roteirista e ilustrador espanhol e nesta obra nos traz o olhar de três irmãos sobre a casa de veraneio em que passaram suas infâncias e que, agora, sem a presença do pai – mantenedor daquele espaço – desejam se desfazer dela.
A primeira sequência dos quadrinhos já nos dá o tom da delicadeza e profundidade que a obra irá apresentar. A beleza e o nível de detalhes das ilustrações é um show à parte, e vale se demorar em cada uma das páginas observando os desenhos com calma.
Enquanto isso, a trama nos leva, de forma envolvente, ao como uma mesma situação pode ser vivenciada de maneira tão diferente, a depender da visão da realidade e dos sentimentos dos envolvidos. O desejo inicial dos três irmãos é o de vender a casa, mas, para que isso seja possível, há memórias materiais e emocionais que precisam ser remexidas e é dentro desse revirar de entulhos e lembranças que a história se desenrola.
Há apenas um ponto levemente desfavorável na obra: o tamanho diminuto das letras, o que irá exigir um certo esforço na leitura, principalmente para aqueles(as) que gostam de ler à noite ou cujo grau dos óculos não estejam em dia mas, nada que uma boa iluminação não resolva. Além do mais, provavelmente o leitor(a) estará tão entretido com o enredo e a beleza dos traços que quase não se dará conta desse pequeno obstáculo.
Acomode-se no seu espaço preferido, ajeite a luminária e boa leitura!