Por Luciana Oliveira
A sugestão dessa vez e voltada para as mulheres – e para os homens que apreciam entender o universo das mulheres que o rodeiam!
Mary Pipher, a autora, é conhecida como uma “terapeuta cultural’. Psicóloga, antropóloga, especialista em mulheres, trauma e nos efeitos da cultura sobre a saúde mental e nessa obra nos apresenta ótimas reflexões sobre o envelhecimento na perspectiva da mulher.
Usando a analogia de que a vida é um grande curso d’água e cada uma de nós “toca o barco” como pode, o livro trás entrevistas e histórias de várias mulheres, sobre como cada uma delas foi aprendendo a conduzir a própria vida, sobre como enfrentaram os desafios de ser mãe, de não ser mãe, de ter ou não uma vida profissional fora de casa, de relacionamentos e de como a sociedade encara e impõe padrões sobre o envelhecer.
Usando uma linguagem simples e direta, a leitura flui como se a leitora estivesse conversando com uma amiga sobre os mares que atravessamos ao longo da vida e sobre como, somente o passar do tempo, nos ajuda a enfrentar com mais resiliência e sabedora as pequenas marolas ou as grandes ondas da vida.
Então, recoste-se na sua poltrona favorita e boa viagem.
Ah! Fica a dica também de uma boa trilha sonora para acompanhar: Paulinho da Viola e a belíssima canção “Timoneiro”.