CEDIVIDA promove caminhada com moradores do Lar de Idosos Recanto do Tarumã

por | 5 de outubro de 2022 | Mexa-se, Notícias

Nesta segunda-feira (03), o Programa CEDIVIDA dos Amigos do HC realizaram  uma ação com os moradores do Socorro aos Necessitados – Lar de Idosos Recanto do Tarumã. Com os kits do nosso 3° Circuito da Senioridade Corrida e Caminhada, eles seguiram uma série de atividades que beneficiam o corpo e a saúde. Esse é o segundo ano que aplicamos a dinâmica no Lar.  

Mesmo com o tempo ameno, cerca de 25 pessoas idosas participaram da caminhada. As atividades começaram com um alongamento, essencial para prevenir lesões. Em seguida, ao som das músicas preferidas dos moradores, a fisioterapeuta guiou os participantes pelo percurso dentro da própria instituição. Ao fim, foi realizado uma sessão para descansar e  relaxar os músculos. 

A coordenadora de voluntariado do Socorro aos Necessitados, Lídia Hanke explica que o contato com outras pessoas é positivo ao emocional das pessoas idosas. “A atividade da caminhada é uma oportunidade de eles poderem sair dos quartos e ter maior interação”. Cada participantes ganhou o kit completo com mochila, camiseta, bandana e brindes. Lídia conta que eles adoraram os presentes. “Quem não gosta de ganhar alguma coisa, não é?”. 

A ação foi planejada pela equipe do CEDIVIDA, com o intuito de promover uma dinâmica diferente aos moradores, contribuindo com a saúde e bem-estar da pessoa idosa, seguindo o propósito do Programa. A psicóloga Monique de Lazari explica que o objetivo dessa caminhada é fazer parceria com outras instituições que atendem o público idoso, principalmente ILPIs. “Para essas pessoas, queremos promover a qualidade de vida”. A parceria com o Recanto do Tarumã existe desde o início do CEDIVIDA, em 2021.  

Para a fisioterapeuta do Lar de Idosos, Fernanda Cury, a aplicação dessas atividades traz vários benefícios. “A caminhada promove a melhora da circulação sanguínea, fortalece os músculos e evita o risco de quedas, dentre outras vantagens”, explica. Ela diz que, apesar do espaço oferecer uma sala de fisioterapia, atividades em conjunto e ao livre os mantém mais motivados e animados para praticar exercícios.  

O Seu Domingos tem 67 anos e participou da caminhada. Ele conta que gosta muito de atividades ao ar livre e participa sempre que pode. “Eu ajudo na fisioterapia e faço exercícios o dia inteiro”, conta. Ele relata que ficou muito feliz em participar da atividade. Outro morador que participou é o Seu Dédé Soares, como é conhecido. “A caminhada e o exercício foram muito bons”, conta.  

O CEDIVIDA promove oficinas três vezes na semana, na sede dos Amigos do HC, e tem o objetivo de oferecer atividades diferentes aos participantes. Essas dinâmicas começaram em abril de 2022 e já estão surtindo efeitos positivos. A principal mudança é na autoestima e qualidade de vida, conforme relatos das pessoas idosas.