Dicas de como tirar o idoso do sedentarismo

por | 3 de maio de 2022 | Mexa-se

A prática de exercícios físicos traz diversos benefícios. Quando se fala na terceira idade, são necessários alguns cuidados e principalmente o acompanhamento de um profissional. Porém, é preciso incentivá-lo a sair do sedentarismo, pois sair da zona de conforto pode ser ainda mais difícil depois dos 60, ainda mais quando nunca se houve o hábito de se exercitar. Para isso, o educador físico e gerontologista, Roberto Oliveira dá algumas dicas:

1.Recomendações médicas

Marque uma consulta com o médico do idoso para que ele tenha certeza de que pode praticar exercício físico e saber quais as atividades mais apropriadas. É importante que ele próprio possa ouvir do seu médico que pode e deve manter-se fisicamente ativo.

2.Novas opções de atividades

Converse com a pessoa idosa sobre de suas preferências e das diferentes opções que existem em termos de exercício físico: musculação, ioga ou tai chi, hidroginástica, danças de salão, golfe, caminhadas, dentre outros. São diversas opções que se adequam à capacidade física de cada um.

3.Convívio acima de tudo

É através da participação em atividades físicas que incentivam o convívio com o seu círculo de amigos. Os próprios filhos podem proporcionar uma atividade no fim de semana, frequentar uma aula de dança em conjunto ou mesmo programar um passeio de bicicleta com os netos.

4.O dia a dia

Muitas vezes será difícil, ou mesmo impossível, fazer com que um idoso se inscreva numa academia ou saia para fazer uma caminhada. Será necessário mostrar que as atividades diárias são importantes e também contam como atividade física. Lavar e estender roupa, limpar a casa,subir e descer escadas, levar o cachorro para passear, realizar alongamentos enquanto assiste televisão ou está deitado, caminhar até a padaria, descer do ônibus antes do ponto habitual, estacionar o carro mais longe e caminhar. Tudo conta, o importante é se movimentar.

5.Idosos com dificuldades de locomoção

Mesmo os idosos que têm dificuldades de mobilidade podem sempre praticar algum tipo de atividade física. As pessoas idosas que passam muito tempo sentadas ou deitadas podem garantir uma melhor resistência e flexibilidade ao levantar pequenos pesos (ou garrafas de água cheias), apertando uma bola de anti-estresse, fazendo exercícios com um elástico de resistência ou simplesmente através da execução de alongamentos que trabalham todo o corpo.

6.Compreensão e carinho acima de tudo

Embora possam estar numa fase da vida em que necessitam de mais cuidados e carinho, os idosos não gostam de ser tratados como crianças, sendo obrigados a fazer isto ou aquilo. Mesmo no que toca ao exercício físico, é importante respeitar os limites da pessoa idosa. Todos necessitamos de uma pausa de vez em quando e embora seja importante manter uma rotina para termos resultados positivos no programa de exercícios. Nunca se esqueça que o idoso dificilmente fará algo que pareça mais uma obrigação do que um prazer.

7.Motivação

Mostrar ao idoso o quanto ele tem sentido melhor desde que começou a fazer caminhadas. Relembrar que ele tem tido mais energia, concentração, melhor disposição, maior confiança e as noites bem dormidas pode ser exatamente aquilo que ele precisa ouvir para continuar ativo. Você pode incentivá-lo a ter um diário contendo todas as informações a respeito dos seus progressos com o exercício.

Essas são práticas que podem ser feitas em casa pela família e/ ou por pessoas próximas, incentivando o idoso. É importante saber que os benefícios agudos e crônicos cardiovasculares, pulmonares, músculo esqueléticos, psicológicos e saúde mental promovidos pelo exercício já são comprovadamente considerados como um remédio e complementam o tratamento de inúmeras doenças crônicas degenerativas não-transmissíveis. O exercício deve fazer parte dos hábitos diários de todos, principalmente dos idosos, desde que acompanhamento médico e de um especialista capacitado.