Importância do acompanhamento profissional na prática de exercícios físicos

por | 12 de maio de 2022 | Mexa-se

Quando falamos em exercícios físicos, logo pensamos em academia. Mas quando se fala em atividades para as pessoas idosas, o cenário muda. É preciso ter maior cuidado por conta das condições físicas de cada um e das possíveis doenças que são comuns na terceira idade.

De acordo com o educador físico, Roberto Oliveira, os cuidados iniciais envolvem uma avaliação física para identificar o perfil de aptidão, capacidade funcional e doenças pré-existentes. “Temos que obrigatoriamente realizar uma avaliação física e funcional a fim de identificar a real aptidão física e funcional do idoso, associado à possíveis relações com comorbidades, para aí sim fazermos a prescrição”, explica.

Depois de avaliado, as atividades são definidas de acordo com o local onde a pessoa vai treinar, seja em casa, na academia ou no clube. Definindo o lugar, também se definem os equipamentos a serem utilizados. “Caminhadas, musculação, hidroginástica, pilates são algumas das atividades indicadas para o idoso sempre obedecendo a preferência do aluno”.

Porém, nem sempre é tão simples. Muitos não estão acostumados ou nunca fizeram atividades físicas. Por isso, ter um educador físico capacitado que acompanhe e instrua esse processo. “Ele é o profissional que avalia, orienta e prescreve os exercícios, buscando a prevenção, segurança e a reabilitação da saúde”, afirma. Outro ponto é a questão da segurança em relação aos exercícios. A execução correta dos movimentos, uso adequado de equipamentos e com exercícios adequados a necessidade do idoso previnem lesões e evitam desconfortos desnecessários posteriormente.

Os benefícios de praticar atividades físicas regularmente fazem toda a diferença na qualidade de vida de quem pratica. Além de minimizar os efeitos do envelhecimento, os exercícios podem prevenir quedas. “O exercício físico bem orientado, através de evidências científicas, comprovam os efeitos benéficos nos aspectos biológicos, psicológicos, sociais e cognitivos da saúde do indivíduo assim como na qualidade de vida e na longevidade”.

O educador físico ainda afirma que não existe idade limite para praticar exercícios físicos. “O ser humano nasceu para se movimentar. Exercício é remédio e é pra vida toda. Se ficarmos parados, sedentários ficaremos doentes”. Basta respeitar os limites do corpo e procurar um bom profissional para fazer a orientação.