Pilates é atividade alternativa para idosos

por | 16 de maio de 2022 | Mexa-se

O pilates é um método criado pelo alemão Joseph Pilates baseado em seis princípios, sendo eles: concentração, respiração, centralização, precisão, controle e fluidez. Com a prática regular esses princípios vão sendo alcançados aos poucos até conquistar uma consciência corporal bem importante. O objetivo é trabalhar o corpo como um todo, por completo, incluindo a mente.

Conhecido como um método completo, além de trabalhar aspectos corporais, como equilíbrio muscular, condicionamento físico e a postura, também exige concentração, equilíbrio e respiração.

De acordo com a fisioterapeuta especialista em pilates, Tábata Luza, o pilates pode ser usado como tratamento de dores crônicas, problemas relacionados à má postura, doenças osteomusculares, prevenção de lesões, aumento do condicionamento físico e, consequentemente, melhora da qualidade de vida. “O Pilates trabalha todas as partes do corpo, sendo possível ganhar força, flexibilidade e alongamento em um mesmo exercício, além de ser uma ótima opção para aliviar a ansiedade e o estresse do dia a dia”, explica.

Com a pandemia, as pessoas passaram a procurar atividades que possam ser feitas em casa e, por isso, o pilates se tornou uma das tendências no mercado fitness. Segundo os dados da Netshoes em 2020, a venda de materiais para a prática desses exercícios aumentou em 2.500%, um número extraordinário e expressivo.

A fisioterapeuta explica que o mais legal do método, é que ele é acessível a qualquer pessoa, de qualquer idade, mulheres e homens, atletas e sedentários, pessoas saudáveis ou com alguma patologia. “Além dos benefícios já citados, o principal objetivo para o idoso é mantê-lo ativo com um método de baixo impacto e seguro”.

Uma questão importante a ressaltar é que todo o trabalho vai melhorar ou manter a independência funcional da pessoa idosa, prevenindo possíveis quedas. “Lembrando que a queda para um idoso pode levar a casos graves de hospitalização e perda da sua independência”. Além disso, o pilates estimula a interação social, sendo que muitos idosos acabam se isolando nessa fase da vida.

Outro motivo do pilates ser muito indicado para idosos, é que já foi comprovado o retardo em doenças degenerativas como Parkinson, Esclerose Múltipla, e em alguns casos, traumas cerebrais e derrames.

Dentro do pilates, existem diversos exercícios, do nível básico ao avançado, podendo ser praticado no solo e em aparelhos. “No solo é utilizado o peso do próprio corpo como carga e também acessórios variados, normalmente é realizado em grupos maiores, mas também pode ser feito no conforto da sua casa”, explica a fisioterapeuta. Já nos aparelhos, são utilizados equipamentos próprios, geralmente em estúdios, sendo possível ter um atendimento personalizado.

Segundo Tábata, não existem contraindicações absolutas, mas como qualquer exercício, alguns cuidados precisam ser tomados. Por isso, a importância do acompanhamento profissional para que não haja lesões ou qualquer complicação. Resumindo, o Pilates é um método completo que atua na promoção de saúde, prevenção de doenças e reabilitação. “Todos podem se beneficiar, desde um atleta saudável, até um idoso fragilizado”.

O corpo humano está sempre em constante defasagem conforme vamos envelhecendo, e é na terceira idade que começa a ficar evidente o quão desgastado nosso corpo fica. Ocorre perda de massa muscular, vai diminuindo o metabolismo e perdendo a densidade óssea. Isso acarreta em uma vulnerabilidade de doenças na coluna, ligamentos e até do coração.

Por isso, uma vida de exercícios, boa alimentação e principalmente o pilates, são muito indicados para idosos, para se prevenir de doenças e dores, e também para manter uma vida mais saudável e ativa.