Memória e afeto: resgatando receitas da família

por | 6 de dezembro de 2021 | Nutrição

“Quem nunca teve um momento de apreciação de refeições junta a família e uma determinada preparação gerou ótimas memórias e momentos especiais? Pois bem, essa é exatamente a sensação e momentos que a sopa de banana traz para minha família.

Essa receita está conosco a mais de 40 anos, passada da minha vó para minha mãe e perpetua a três gerações, tem grande valor simbólico não só pelo seu sabor maravilhoso, mas também pelas situações difíceis enfrentadas quando era consumidas seja pela minha mãe em sua infância, ou pelas minhas irmãs e irmão durante a infância.

Apesar de todos os momentos difíceis em que foi consumida a memória relacionada a sopa não é algo que remete tristeza, mas sim, a sensação de superação, além do amor e carinho que minha mãe sempre deixou transparecer ao realizar o preparo da sopa e que é sentido quando saboreia.

Nos dias de hoje ela ajuda a reunir a família e construir novas memórias, e essas sim vão ser sempre ser marcadas pela alegria, amor, carinho e união da família.”

Confira a história da receita afetiva da família Fernanda, estudante de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e se emocione:

Acesse o vídeo e outros conteúdos em nossa videoteca:

Videoteca