Obra “A obsolescência programada dos nossos sentimentos” nos propõe novas perspectivas de vida

por | 23 de abril de 2023 | Bem-estar, Trabalho Multiprofissional

Por Luciana Oliveira 

ALERTA de leitura de pode causar desconforto.
O objetivo da literatura e da leitura em si é, entre outros, romper padrões e nos trazer a possibilidade de pensar outras realidades. Quando se fala em leitura para o público 50+ uma outra função também se torna importante: ampliar nosso repertório cognitivo, sendo uma ferramenta importante para auxiliar na plasticidade dos neurônios, isso pode se dar através do aumento do vocabulário, ou, menos comum, através de leituras em formatos pouco usuais para essa faixa etária, como Histórias em Quadrinhos ou Mangás, por exemplo.
E é aí que entra o possível desconforto, e por isso mesmo a importância da sugestão que trouxe para ser compartilhada. “A obsolescência programada dos nossos sentimentos” é uma HQ, uma história em quadrinhos com temática diretamente voltada ao público 50+ e, acima de tudo, uma HQ com um olhar sobre um tema pouco (pouquíssimo) abordado dentro da realidade do envelhecimento: a sexualidade. A obra contempla um recorte da vida de Ulisses, beirando os 60 anos, viúvo e que se vê forçado a antecipar sua aposentadoria o que lhe aproxima de uma depressão, e Mediterrânea uma mulher adulta que, após a morte da mãe, passa a olhar para si mesma de forma menos amorosa. É dentro desse contexto que as vidas de Ulisses e Mediterrânea se cruzam e, a partir daí, novas perspectivas vão surgindo. Trabalho, relacionamentos familiares, amor-próprio, preconceitos são alguns dos temas muito presentes na história.
Ricamente ilustrada a HQ é pura sensibilidade mas ilustra (literalmente) cenas do cotidiano, incluindo sexo, o que – novamente – pode gerar algum desconforto, em pessoas mais sensíveis ao tema.
Se você se sente pouco confortável com esse tema, por favor, não embarque nessa aventura literária. Mas, se para você essa é uma temática que faz sentido e tem interesse ampliar sua perspectiva para outras possibilidades da vida amorosa na maturidade, e quer aproveitar para conhecer outros formatos literários além do livro, prepare-se para uma leitura que vai o tempo todo lhe propor descontruir e reconstruir seus pré-conceitos.
Boa leitura!

Luciana de Oliveira – Ativista da Longevidade. Turismóloga de formação, atuando há 30 anos com desenvolvimento de comunidades e moderação de processos participativos. Leitora e Livreira por paixão. Instrutora de Yoga por gosto e Ativista da Longevidade por vivência e admiração.