Oficina Envelheser trabalha assuntos e situações importantes para a vida da pessoa idosa

As oficinas do CEDIVIDA têm o propósito de fortalecer o vínculo das pessoas idosas em sociedade. Trabalhando as relações com outras gerações, as oficinas oferecem apoio   ao público idoso para entenderem os dias que estão vivendo, através do contato com essas gerações, além de outros focos de ajuda que as oficinas oferecem.  
 
A oficina Envelheser é um encontro regular que tem como base os temas que rodeiam o dia a dia da pessoa idosa. Esses temas são trabalhados através de rodas de conversa e debate com reflexão, discussão, atividades manuais, atividades culturais, de lazer e interação social, visando a prevenção do isolamento social e promoção de qualidade de vida.  
 
A participante Tais Ferronato, de 67 anos, diz que essa oficina ajuda a entender e conhecer novas pessoas e estilos de vida diferentes. “Nessa fase da terceira idade você não encontra muitas opções de lugares para frequentar com coletividade, de pessoas diferentes, pessoas de setores diferentes, pessoas com ideais de vida diferente, com histórico de vida diferente. Então a gente acaba vivendo e aprendendo coisas novas de vida”, relata. 
 
Tais ainda conta que foi através dessas convivências que pôde compreender melhor o estilo e a história de vida de outras pessoas. “Você conhecer um outro lado da vida, de pessoas diferentes de você, te permite compreender e valorizar; a simplicidade e a opinião alheiam sobre determinado assunto. Você aprende a ouvir mais e a respeitar a opinião do outro, mesmo que seja diferente da que você tem”, completa  
 
Os temas que são trabalhados na oficina Envelheser são: convivência social e intergeracionalidade; envelhecimento ativo e saudável; autonomia e protagonismo; envelhecimento, direitos humanos e socioassistenciais; memória, arte e cultura; pessoa idosa, família e gênero; envelhecimento e participação social; envelhecimento e temas da atualidade.  
 
A oficina Envelheser é realizada todas as terças-feiras, no horário das 14h às 17h. Para participar das oficinas do CEDIVIDA, é necessário se inscrever.