Palestra “Velho é seu preconceito” propõe reflexões sobre a vida na fase dos 60+

por | 29 de fevereiro de 2024 | Bem-estar, Trabalho Multiprofissional

Na última quarta-feira (28), o CEDIVIDA recebeu a palestra “Velho é o seu preconceito”. O palestrante foi Fernando Pianaro, economista, especialista em Construção da Cidadania e Inteligências Humanas e conselheiro dos Amigos do HC, que trouxe questões e apontamentos importantes a respeito do envelhecimento, emoções próprias e preconceito da pessoa idosa.  

No início de sua palestra, Fernando comentou sobre observarmos a maneira como nós e as pessoas a nossa volta levam a vida, e destacou: “É necessário olhar as perspectivas da vida”, disse.  

Ao indagar o público com a pergunta “Se você não existisse, você faria falta?”, ele comentou sobre nos valorizarmos mais a medida em que vivemos. E disse que a chave para isso, é o coração. “Os nossos sentimentos ficam no coração; possuímos essa ideia. Valorizar a si mesmo começa no coração”, explica.  

Fernando também questionou os participantes a respeito da terceira idade, e mostrou a eles que o mais importante do que “rótulos” pela idade é estar vivo. “E a terceira idade? Existe ou não? Não existe! Só existem duas opções: ou você está vivo ou morto”.  

Como um dos tópicos de destaque, o palestrante comentou sobre o funcionamento do cérebro humano, trazendo suas três divisões, para destacar a região onde guardamos nossas emoções.  

Reptiliano – Parte mais simples do cérebro. Trazemos de genética.  

Límbico – Região onde estão as emoções. 

Neo-Cortez – Parte racional do cérebro, desenvolve-se a partir dos 3, 4 anos de idade.  

Após explicar as divisões de funcionamento do cérebro humano, o conselheiro trouxe alguns fatores para garantir um bem-estar mental nessa fase da vida. “Temos que ter um propósito. Qual é o seu propósito? O que você quer da sua vida? Aonde quer chegar? Temos que pensar nisso para vivermos bem”, reforçou.  

No final de sua palestra, Fernando mencionou que a maioria dos ganhadores do Prêmio Nobel, faziam parte do grupo 50+, mostrando para os participantes que a idade não os impede de serem protagonistas. “Vocês ainda estão na flor da idade para criarem algo”, expressou. “Somos únicos. Somos a geração que passamos por mais mudanças e adaptações ao longo de vários anos. Somos uma geração única”, completou.  

Para Pianaro, o papel do CEDIVIDA no apoio em dar protagonismo à população idosa é fundamental dentro da sociedade. Acho que o Programa possui o papel importante de fazer esse público se sentir protagonista nos lugares em que vivem”, afirma.  

O palestrante ainda comenta sobre sua motivação para ministrar sobre o conteúdo ao CEDIVIDA. “Acredito que é importante que eles entendam que são importantes e que podem ser muito ativos”, diz.  

Fernando também comenta sobre qual o propósito dessa palestra para o público que frequenta o CEDIVIDA. “A palestra foi mais reflexiva. No sentido de eles pensarem e terem a certeza de que ainda são importantes”.  

Para conferir as próximas palestras que acontecerão no CEDIVIDA, clique aqui.