Na última quinta-feira (14), os participantes do CEDIVIDA assistiram uma palestra sobre prevenção de ataques e golpes digitais. A palestra foi realizada no auditório do CEDIVIDA, e contou com a presença de Evandro Luiz Lustre, perito da Polícia Científica, como palestrante.
Os principais assuntos trabalhos na palestra foram os ataques e golpes digitais existentes na internet. O perito falou sobre a importância de postagens em redes sociais, fornecer dados pessoais em cadastros de sites de compra e a quantidade de dados expostos. “Diminuam as exposições de informações nas redes sociais como o Facebook. Quanto menos dados expostos, menos chances de cair em golpes”, destacou o palestrante. “Não adicione todo mundo nas redes sociais”, enfatiza.
Segundo Evandro, muitos assaltos acontecem devido à exposição de dados e informações nas redes sociais. Para ele, evitar fotos, vídeos e outras publicações que podem fornecer informações sobre o lugar onde você está, ou o que está fazendo, são as principais causas para ataques e golpes em redes sociais.
O palestrante também falou sobre o uso de senhas em e-mails. “Nunca coloquem a mesma senha do seu e-mail original em outras contas como redes sociais e cadastro em site de compras, por exemplo”, diz o palestrante. Ele destaca a importância em senhas diferentes, devido a quantidade de informações presentes dentro de uma caixa de entrada de e-mail.
Ele ainda menciona os spams, que chegam até nós sem as nossas permissões. “Os crimes de spams são aqueles que empresas e pessoas entram em contato com você sem a sua permissão. Até mesmo as propagandas legítimas de lojas, são consideradas crimes de spam se o contato foi feito sem sua permissão”, explica.
Redes Wi-Fi abertas também podem apresentar problemas. Através delas, golpistas podem coletar dados e acessar informações, podendo fazer pessoas de vítimas. “O correto é evitar se conectar a esse tipo de rede, pois ela pode ser maliciosa ao usuário”, disse o perito. Além dessas redes, Evandro também fala sobre uma medida não muito comum, mas que tem uma boa efetividade contra golpes e crimes cibernéticos. “Trocar a senha de sua rede Wi-Fi dificulta o acesso de pessoas com más intenções. É uma medida que pode ajudar na prevenção de ataques na internet”.
O policial científico também mostrou mecanismos usados por hackers para extrair dados dos usuários, a fim de aplicar golpes. Sites que rastreiam atividades e detectam navegação de usuários, foram os exemplos citados. Além destes, foi mostrado também sites em que o usuário detecta se algum dado pessoal foi vazado.
Evandro terminou a palestra incentivando aqueles que já sofreram golpes digitais a buscarem registro de ocorrência em delegacia. “Vão para a delegacia nas próximas vezes e façam um B.O (boletim de ocorrência). A melhor ajuda que se pode buscar é na delegacia”, disse.
O CEDIVIDA oferece várias palestras para o público idoso. Para conferir as próximas, clique aqui.