Livro “Zonas Azuis” explora regiões longevas no mundo

por | 12 de dezembro de 2022 | Bem-estar, Trabalho Multiprofissional

Existem alguns lugares no planeta onde a população local costuma ser longeva e saudável. Quais são esses locais e, principalmente, o que faz com que essas pessoas tenham uma vida plena e de qualidade? 

No livro “Zonas Azuis – A solução para comer e viver como os povos mais saudáveis do planeta” o jornalista Dan Buettner apresenta as “Blue Zones” (Zonas Azuis), cinco regiões espalhadas pelo mundo onde é comum encontrar pessoas centenárias e cheias de saúde.  

Focado, principalmente, nas questões ligadas à alimentação, ao longo de três capítulos o autor vai apresentando cada uma das cinco regiões que compõem as Zonas Azuis e quais são as similaridades entre elas. A vida em comunidade, a importância da atividade física, da espiritualidade e da construção de autonomia são alguns dos demais aspectos abordados.  

Como se espera de um ótimo jornalista e repórter como Buettner, uma boa lista de fontes bibliográficas também está disponível ao final da obra para quem quiser buscar mais referências ou conhecer mais sobre o assunto.  

Outro destaque bem interessante e que faz parte do livro, quase que como um bônus, 77 receitas comuns dessas comunidades reconhecidamente saudáveis. Uma ótima pedida para quem gosta de colocar em prática aquilo que aprende.  

Boa leitura!! 

Luciana de Oliveira – Ativista da Longevidade. Turismóloga de formação, atuando há 30 anos com desenvolvimento de comunidades e moderação de processos participativos. Leitora e Livreira por paixão. Instrutora de Yoga por gosto e Ativista da Longevidade por vivência e admiração.