Obra “O Velho e o Mar” mostra relação de amizade e sabedoria

por | 3 de março de 2023 | Bem-estar, Trabalho Multiprofissional

A sugestão de hoje é sobre uma obra que, sem dúvidas, tem seu lugar garantido na história da literatura: “O Velho e o Mar” de Ernest Hemingway. Publicado pela primeira vez em 1952, levou o autor a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura de 1954. Em suas pouco mais de 100 páginas o pescador Santiago, personagem principal da obra, nos faz refletir sobre tantos aspectos da condição humana que só mesmo lendo a obra para conseguir sentir o impacto que a força e a delicadeza da história têm sobre o leitor.  

A relação de amizade e respeito entre Santiago e Manolin, o aprendiz, talvez seja um dos mais belos relacionamentos do universo literário. A dicotomia entre desistir e perseverar, a dualidade entre o pesar e a sabedoria do envelhecer e o respeito ao tempo de esperar. São muitas as subjetividades da obra, narradas de uma forma tão concreta que, muitas vezes, temos a sensação de estarmos sentadas no barco junto ao personagem. Uma obra para, mais do que ser lida, ser apreciada.  

Jogue-se nas ondas desse mar de palavras e boa leitura. 

Luciana de Oliveira – Ativista da Longevidade. Turismóloga de formação, atuando há 30 anos com desenvolvimento de comunidades e moderação de processos participativos. Leitora e Livreira por paixão. Instrutora de Yoga por gosto e Ativista da Longevidade por vivência e admiração.