Obra “Nossas Noites” conta a experiência de envelhecer em casal

por | 19 de outubro de 2022 | Destaque, Trabalho Multiprofissional

A dica desse mês vem em forma de “dobradinha”: filme e livro e ambos valem a pena o tempo investido. A trama “Nossas Noites” se desenvolve em uma pequena cidade estadunidense onde, a setpuagenária Addie Moore decide convidar seu vizinho Louis Waters para lhe fazer companhia aos finais de tarde.

Embora estranhando a proposta, mas tendo em vista que ambos são viúvos, na mesma faixa etária e notoriamente solitários, Waters resolve aceitar o convite e, à partir daí, uma gama de novas perspectivas passa a fazer parte da vida dos protagonistas. Entretanto, não demora até que boatos e outras interferências passem a fazer parte dessa nova convivência.

No transcorrer da obra o autor aborda de forma contundente, mas delicada, assuntos muito importantes ligados à temática do envelhecimento como ninho vazio, imposições familiares, percepções distorcidas da sociedade sobre a capacidade e desejos das pessoas idosas, novas oportunidades e formas de relacionamentos e muitas outras situações.

No filme, lindamente adaptado para as telas, a obra conta a interpretação maravilhosa de Jane Fonda e Robert Redford como protagonistas e embora dê uma ênfase maior ao possível relacionamento afetivo da dupla, retrata também as demais nuances do envelhecer.

Certamente no livro há uma profundidade de conteúdo mais intensa e a narrativa vai prendendo o leitor e por isso vale a leitura. Mas o filme não deixa a desejar, sendo uma ótima oportunidade de compartilhar a temática do envelhecer com mais pessoas ao mesmo tempo.

Entre ler o livro e ou ver o filme, fique com ambos e divirta-se!

Luciana de Oliveira – Ativista da Longevidade – Turismóloga de formação, atuando há 30 anos com desenvolvimento de comunidades e moderação de processos participativos. Leitora e Livreira por paixão. Instrutora de Yoga por gosto e Ativista da Longevidade por vivência e admiração.