Maquiagem nota 100: a história de Victor e Dona Maria

por | 2 de fevereiro de 2023 | Destaque, Intergeracionalidade

No dia 19 de junho de 1922, nascia Idalina Maria Antônia Columbelli. Naquela época, ela jamais imaginava que a sua história alcançaria o Brasil inteiro ao completar 100 anos de idade. A data do aniversário, que já era especial, teve destaque quando o maquiador Victor Columbelli, bisneto da centenária, postou um vídeo maquiando a bisavó para a festa dela.   

Dona Maria, como é conhecida, mora em Foz do Iguaçu, no Paraná. Ela e o marido, que faleceu em 2020 em decorrência da Covid-19, tiveram três filhos, 11 netos e 13 bisnetos. Uma verdadeira grande família. Victor, de 24 anos, conta que como é o único maquiador da família, a tarefa de arrumar a bisavó ficou por conta dele.  

O dia começou às 7h, com o cabelo e maquiagem, seguido de uma missa em homenagem à aniversariante, por ela ser muito religiosa. “Todo mundo se emocionou. Ela entrou ao som de Ave-Maria e foi caminhando sozinha”, relata Em seguida, os convidados foram para a festa, que durou até às 16h. “E ela ficou com os cílios postiços até o final!”, conta o maquiador. 

Victor conta que ela nunca foi muito vaidosa, mas eles queriam algo especial para esse aniversário. “Ela estava se sentindo uma princesa e os convidados também se surpreenderam em ver como ela estava linda”, lembra.  

Em 100 anos, muitas pessoas passam pela nossa vida e se tornam especiais. Para o grandioso evento, Dona Maria queria convidar todo mundo: a lista chegava a 500 pessoas. “Até o caixa do mercado ela queria chamar”, relembra o bisneto, bem-humorado. Depois de muita conversa, a família conseguiu reduzir a quantidade de convidados para 200. 

Victor não pretendia postar o vídeo, mas acabou viralizando e já conta com 1,6 milhão de visualizações e mais de 27 mil curtidas. Apesar de ter sido intencional, acabou mostrando para o público o trabalho dele. “Eu divulgo muito produções ‘diferentonas’, então o pessoal que me segue acaba não vendo o meu trabalho em peles maduras”. Ele conta que depois do vídeo, muita gente começou a procurá-lo para mandar uma mensagem de carinho ou agendar um horário. 

O vídeo está disponível no Instagram do maquiador e você pode assistir aqui (hiperlink). https://www.instagram.com/p/Cf40c1LJzQz/