Deve-se desconfiar de e-mail e mensagens que solicitam dados e nunca acessar links ou anexos desconhecidos
As pessoas idosas estão cada vez mais integradas no universo digital. Seja através do celular ou do computador, o idoso se mantém muito ativo no mundo virtual com as redes sociais, comprando pela internet e até mesmo realizando transações nos aplicativos das instituições bancárias.
Mas muitos ainda não dominam completamente os recursos da tecnologia e, por isso, tem sido o alvo principal de crimes cibernéticos, sofrendo várias tentativas de fraudes. Os crimes cibernéticos são atividades criminosas realizadas por meio de um computador, uma rede de computadores ou um dispositivo conectado em rede. Um dos golpes mais utilizado atualmente na internet é o phishing, que tem a intenção de roubar dados pessoais como identidade e CPF, além de senhas e códigos de segurança de cartões de crédito, contas bancárias ou de sites acessados pelas pessoas.
Criminosos ou hackers enviam e-mails falsos, mensagens de SMS e mensagens para as redes sociais, ou criam sites muito parecidos com os oficiais para tentar roubar as informações do usuário. Contando com a ingenuidade ou confiança das pessoas idosas, o material enviado geralmente contém links ou anexos que, se acessados, baixam vírus que roubam dados do celular ou do computador.
Para chamar a atenção da vítima, as mensagens informam sobre ganhos de algum prêmio especial ou que a conta do banco está com algum problema com o cadastro ou senha e que os mesmos precisam ser renovados. Outra informação falsa é de que a pessoa pode estar endividada, com o limite estourado no banco. No caso de sites, muitos são clonados de maneira quase imperceptível e o usuário acaba digitando sem saber seus dados, que são roubados.
Dessa forma, é muito importante desconfiar de qualquer mensagem recebida solicitando dados, mesmo que pareça ser de uma fonte oficial, e procurar mais informações antes de realizar qualquer ação solicitada. Desconfie inclusive de mensagens com links ou anexos enviados por familiares e amigos, pois eles podem estar repassando conteúdo sem saber que é uma fraude.
No caso dos bancos, deve-se entrar em contato direto para verificar se o pedido foi mesmo realizado. Vale lembrar que as instituições bancárias não pedem dados pela internet ou por telefone – esse tipo de assunto sempre é tratado diretamente nas agências, com gerentes ou atendentes. No caso de SMS, as mensagens de bancos são geralmente identificadas por um número padrão de 4 ou 5 dígitos – desconfie sempre de mensagens enviadas por números de celular desconhecidos.
Um golpe bancário mais recente está acontecendo principalmente via WhatsApp, em que algum familiar ou amigo tem o celular roubado ou clonado. Os criminosos utilizam o número conhecido e enviam mensagens com pedidos de depósitos em uma determinada conta ou mesmo uma transferência direta via Pix – nova modalidade de transação bancária que, por ser imediata, torna mais difícil a recuperação do valor enviado. Nesses casos, entre em contato direto com a pessoa conhecida para se certificar se o pedido é mesmo real.
Também deve-se desconfiar de premiações e promoções oferecidas, pois ganhos muitos fáceis invariavelmente são falsos. Se a dúvida ainda persistir em todos esses casos, o idoso deve sempre pedir a ajuda de pessoas de confiança, como familiares e amigos.