O dia 15 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, com a cor violeta como símbolo, a fim de promover ações de divulgação de direitos às pessoas com mais de 60 anos. Mas você sabe o que isso significa?
Significa que a data de hoje simboliza a necessidade de conscientização mundial, social e política sobre as mais diversas formas de prevenção e coibição a prática de violências contra esta parcela da população.
A pessoa idosa pode ser vítima de violência física, patrimonial, psicológica, sexual ou então, por inúmeras formas de discriminação, negligência ou abandono, na maior parte das vezes, praticadas por filhos e familiares. Só nos meses de janeiro a maio de 2023, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos recebeu mais de 47 mil denúncias sobre possíveis 282 mil violações a direitos de pessoas idosas no Brasil.
Por isso é importante denunciar. Em caso de suspeita de maus tratos a pessoa idosa denuncie! As denúncias podem ser anônimas por meio dos canais: Disque 100, conselhos municipais de direitos da pessoa idosa, Ministério Público, delegacias de polícia e caso a ocorrência seja no Estado do Paraná, é possível denunciar por meio 0800-1410001 (Disque Idoso Paraná).