Pessoa idosa tem direito à benefícios em impostos e serviços

por | 8 de fevereiro de 2024 | Legislação, Legislação e direitos

Por Helvio Matzner 

Você sabia que no Brasil, a pessoa idosa possui alguns direitos específicos relacionados à moradia e compra de imóveis? Vamos comentar sobre estes e alguns outros direitos que a pessoa 60+ tem. É importante destacar que as leis e regulamentações podem sofrer alterações. Recomenda-se verificar a legislação atualizada ou consultar um profissional especializado para obter informações mais recentes. 

Algumas proteções e direitos da terceira idade incluem: 

Isenção de IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana): Em alguns municípios, a legislação prevê a isenção total ou parcial do IPTU para pessoas idosas, com base em critérios específicos, como renda, já ter um imóvel, valor limite do imóvel, entre outros. 

Prioridade na aquisição de imóveis populares: Em programas habitacionais do governo, pessoas idosas podem ter prioridade na obtenção de imóveis populares ou em condições facilitadas. Nas construções, 3% a 5% são destinados às pessoas idosas. 

Desconto em financiamentos habitacionais: Alguns programas de financiamento habitacional oferecem condições especiais para pessoas idosas, como descontos nas taxas de juros ou prazos mais longos. É importante lembrar que não existe financiamento após os 80 anos. 

Proteção contra despejo: A legislação brasileira estabelece proteções contra despejo para idosos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. É importante observar que a legislação varia, e cada caso pode ser único. 

Adaptações no imóvel: Caso a pessoa idosa necessite de adaptações no imóvel para garantir sua acessibilidade e mobilidade, ela pode ter o direito de solicitar essas alterações, conforme previsto no Estatuto do Idoso. 

Direito à moradia digna: A Constituição Federal assegura a todos o direito à moradia digna, e esse princípio se aplica igualmente aos idosos. 

Sabendo sobre alguns benefícios da pessoa 60+ referentes à moradia, também existem algumas vantagens fiscais, como:  

Isenção de Imposto de Renda (IR): Pessoas com mais de 65 anos podem ter direito a uma faixa de isenção maior no Imposto de Renda. 

Isenção de ICMS na compra de veículos: Alguns estados brasileiros oferecem isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na compra de veículos para pessoas idosas. 

Isenção de IOF em empréstimos: Idosos podem ter isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em empréstimos.   

Transporte público gratuito municipal e estadual: A gratuidade é assegurada pelo Estatuto do Idoso, mas há especificidades quanto a extensão do benefício nas legislações municipais como idade de 60 ou 65 anos. 

Tarifa Social da Energia Elétrica: Idosos que recebem o BPC, Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.  

Estacionamento Gratuito: 5% dos estacionamentos públicos privados são destinados a idosos. 

Medicamentos Gratuitos: Consultar a lista dos medicamentos oferecidos pelo programa de Farmácia Popular. 

Meia Entrada em espetáculos: Mediante comprovação da idade.    

Outros direitos estão à disposição além dos descritos acima. Para usufruir, é preciso adquirir a carteira da pessoa idosa no site GOV.BR onde basta fazer o seu cadastro e fazer a solicitação.

Helvio Matzner é engenheiro eletrônico de formação, estudou nos Estados Unidos, tem experiência em Eventos nos Estados Unidos e América do Sul e em vendas. Especializado em Empreendedorismo 60+, é voluntário no Instituto Ânima, Grupo Trabalho 60+ e colunista da revista Divertidosos.