Campanha Viver Não Tem Idade traz palestras sobre etarismo

Em outubro, no mês da pessoa idosa, o Programa CEDIVIDA dos Amigos do HC lançou a campanha Viver Não Tem Idade, pela conscientização e combate ao etarismo.  Como uma ação especial da campanha, nos dias 30 e 31 de outubro, foi realizado o Ciclo de Palestras que reuniu diversos especialistas na área que puderam informar e conscientizar os participantes inscritos para acompanhar a programação.  

Nos dois dias de evento, nove palestrantes trouxeram temas voltados à pessoa idosa com o objetivo de conscientizar o público mais jovem e informar os 60+ sobre o tema. Os palestrantes foram: 

Ana Carolina P. de Oliveira, professora de Ed. Física da UFPR -Universidade Aberta da Maturidade UFPR; 

 Luciana Oliveira, ativista da longevidade – Combatendo o etarismo nas instituições; 

Charmoniks Heuer, gerente de RH do Condor – Empregabilidade 50+; 

Adriane C. dos Santos, diretora de Planejamento da Prefeitura de Curitiba – Curitiba: Cidade Amiga da Pessoa Idosa; 

Cristiane Colinski, coach de carreira – Refazendo a vida após os 50; 

Roberta Pivatto, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; 

Adriana Oliveira, Coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa – Paraná: Estado Amigo da Pessoa Idosa; 

Dr. Carlos Sperandio, geriatra – Inclusão Social: Chegou a hora da pessoa idosa; 

Dulcineia Novaes, jornalista – Bate Papo Viver Não Tem Idade.  

A jornalista esteve presente em diversas etapas do CEDIVIDA. Ela relembra que foi a mestre de cerimônias durante o evento de inauguração. “E hoje tive a oportunidade de fazer parte deste Ciclo de Palestras com temas relevantes de serem discutidos por conta da discriminação pela idade. É muito importante que se reforce o direito da pessoa idosa”.  

Na palestra, Dulcineia contou um pouco sobre a sua trajetória e como redescobriu hobbies ao longo da vida. Ao fim, a jornalista Dulcineia Novaes fez uma participação especial, contando a sua história e comandando um bate papo com o superintendente dos Amigos do HC, Edelcio Jacomasi; Dr. Carlos Sperandio, médico geriatra; Aline Kohler, enfermeira e analista de Projetos dos Amigos do HC; Monique de Lazari, responsável técnica do Programa CEDIVIDA e Raimundo Nonato de Oliveira Borges, participante do CEDIVIDA. 

A campanha Viver Não Tem Idade coloca em pauta o etarismo e como esse preconceito contra a idade prejudica principalmente a pessoa idosa. A coordenadora do CEDIVIDA, Idalina Cunha afirma sobre a importância de defender essa causa. “As pessoas têm o direito de estar e atuar onde elas quiserem, independentemente da idade. Falar sobre o etarismo no nosso Programa é fundamental, atingindo diretamente o nosso público-alvo”.  

Uma forma de apoiar a causa da pessoa idosa é contribuindo com a manutenção de atividades do CEDIVIDA. Acesse https://cedivida.org.br/home/doar/ e faça a sua doação.