Por Carlos Air
Certamente duas coisas acontecerão em todas as nossas vidas. Morreremos e teremos que lidar com mudanças. A mudança faz parte de nossas vidas. Para muitos de nós, a mudança é desconfortável.
A mudança é o contrapeso à incerteza. Esta é uma verdade poderosa e importante. Por mais que queiramos controlar tudo ao nosso redor, a incerteza é um dado adquirido. Adaptar-se à mudança e vê-la como algo positivo nos permite florescer com a incerteza.
Precisamos redefinir nossos valores, nossas necessidades, os papéis que desempenhamos e nossos hábitos. Precisamos nos adaptarmos e nos reinventarmos em nosso próprio ritmo nas áreas em que achamos necessário. Não importa quão grande ou pequeno, rápido ou lento seja o processo. A ideia é que continuemos mudando e evoluindo.
Se não mudarmos, não podemos prosperar. Se não mudarmos, ficamos presos.
Adaptar-se é um processo constante de decisão e aprendizado. É uma dança imperfeita que é contínua em nossas vidas. Como alguém que se adaptou a um diferente País, lidou com tragédia, problemas de saúde inesperados e começou uma segunda carreira, estou muito familiarizado com esse processo.
Aprender e reinventar à nós mesmos é como podemos lidar com as constantes mudanças e incertezas em nossas vidas.
É a mudança, não o controle, que é o contrapeso à incerteza!