A riqueza do servir cura o mundo

por | 26 de fevereiro de 2024 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Por Carlos Air 

Servir aos outros é uma experiência incrivelmente gratificante que pode beneficiar tanto a pessoa que está sendo atendida, quanto quem presta o serviço. Servir aos outros é uma maneira simples de iluminar e curar o mundo. 

Sua vida afeta aqueles ao seu redor de maneira única. Servir aos outros permite que você crie ondas na água da vida que ajudam a curar o mundo. Seu serviço consiste em afetar positivamente os outros, o que lhes dá um exemplo a seguir. É poderoso servir aos outros. Não apenas para o receptor, mas também para você. 

Servir aos outros leva tempo e você acha que não tem tempo extra para dar aos outros quando está tentando se manter atualizado em sua vida. No entanto, você sempre terá coisas para fazer com seu tempo. Não existem condições perfeitas, portanto ajude mesmo que seja inconveniente. 

Talvez você sinta que não tem nada a oferecer ao outro. A dignidade para servir vem do desejo de ajudar alguém, não do que você tem para dar. Todos podem ajudar os outros porque você é humano e é da sua natureza ser compassivo com outro ser humano. Tudo o que você puder fazer é importante, especialmente para a pessoa que você está ajudando. 

Você pode ter medo de estender a mão ou falhar com a pessoa a qual está tentando ajudar, porque o ego usa o medo do desconhecido para nos impedir de realizar qualquer ação. Pode entrar em jogo por haver muitas causas que você poderia ajudar ou acreditando que há muitas outras pessoas ajudando, por que elas precisam de você? Se você abrir seu coração e ver com seus olhos sinceros, notará pessoas ao seu redor que precisam de sua ajuda. 

A mente egóica também minimiza o impacto que você poderia ter ao servir aos outros. Se o problema é enorme, então como é que os seus esforços podem ter algum efeito? Mas servir tem a ver com a única pessoa com quem você se conecta autenticamente e, para essa pessoa, você pode fazer toda a diferença. As pessoas se lembram mais de como você as fez sentir do que do que você fez. 

Entenda que você não pode consertar tudo. Embora você possa ajudar as necessidades de alguém, esteja ciente de que você pode não ser a solução completa. O que quero dizer com isso é que você pode dar ao outro aquilo que está ao seu alcance. Não é sua responsabilidade resgatar ninguém. Eu costumava acreditar que era minha responsabilidade fazer tudo o que pudesse para ajudar os outros. Eu daria até ficar vazio. O que percebi é que só posso fazer a minha parte. Tenho que permitir que outros tenham a oportunidade de ajudar a pessoa também. Quanto mais pessoas ajudarem outras, maior será a probabilidade dos efeitos serem duradouros. Ajudar os outros é contagioso. Porque é mais provável que a pessoa que recebe a assistência ajude outra pessoa.  

Servir aos outros eleva seu humor. Também é melhor concentrar-se nos outros em vez de em si mesmo para um melhor bem-estar mental. Porque quando você se doa, você pode ver o mundo de uma perspectiva mais positiva. Estudos demonstraram que cuidar dos outros libera oxitocina, o que ajuda a reduzir o estresse. Então, quando você serve aos outros, você também obtém muitos benefícios intrínsecos. É como se o universo quisesse que você ajudasse os outros tanto quanto possível. 

Outra maneira de servir é orientar pessoas. Orientar outra pessoa para ajudá-la a crescer e se tornar a melhor versão de si mesma é uma bela maneira de transmitir seu conhecimento. Quando você dá a outra pessoa sem esperar algo em troca, seus esforços mostram sua compaixão pelas pessoas e isso fatalmente gera conexões autênticas. 

Você experimentou uma gentileza feita por um estranho ou que foi inesperada. Quando isso acontecer, considere isso um sinal do universo para você mesmo agir. 

 Observe sua vida cotidiana e sirva onde estiver. Onde você pode ajudar os outros? Você tem um vizinho ou membro da família que precisa de ajuda em alguma tarefa?  A sua igreja precisa de voluntários? Você pode entregar uma refeição para um morador de rua? Não olhe para o outro lado quando vir alguém que precisa do seu apoio.  

Secretamente, adote alguém que precise de incentivo. Não deixe ninguém saber que você está fazendo isso, mas escolha ser o líder de torcida de alguém. Dê-lhes ouvidos para que alguém os ouça e os compreenda. Fale palavras poderosas de positividade para aumentar sua autoconfiança. 

Abra o seu coração e esteja disposto a tomar medidas inconvenientes, sair da sua zona de conforto e ajudar as pessoas ao seu redor. Você pode viver cada momento da sua vida a partir do servir. Quando você coloca outras necessidades acima das suas e não deseja nenhum benefício para si mesmo, seu ato de bondade afetará significativamente as pessoas ao seu redor. 

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba e distribuída em países como França, Colômbia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.