O Empreendedorismo na idade madura

por | 27 de julho de 2021 | Carreira Sênior

Lugar de velho é na cadeira de balanço?

Atualmente, as mais reconhecidas patentes estão com empreendedores 60+, além disso, estes são os maiores geradores de empregos.

Parece um contrassenso, mas na verdade é a experiência e a sabedoria sênior mostrando o seu valor.

Conheça cases de sucesso, inspire-se e seja um ativista da causa “Longevidade Ativa e Saudável”.

Na idade madura de nossas vidas, construir uma carreira ou fortuna normalmente não é um objetivo relevante. Nesta fase da vida existem outros valores tais como: fazer algo que realmente gosta, sentir-se produtivo, ter tempo para dedicar-se a outras atividades além do profissional, viagens, curtir os filhos e netos, enfim são muitas as possibilidades e não são poucos os idosos que decidem empreender.

Um estudo do Sebrae, alinhado a partir da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, revelou que no Brasil temos cerca de 2,2 milhões de empreendedores com 65 anos de idade, o que corresponde a 7% do total de donos de negócios de pequeno porte ou mais.

O estudo mencionado acima destacou como principais características do empreendedor com mais de 65 anos:

  • 92% dos empreendedores têm o negócio há pelo menos dois anos;
  • Habitualmente existe uma estrutura física, tal como uma loja ou galpão e muitas vezes na própria residência;
  • 73% homens, 59% brancos, 73% são chefes de família e 98,8% têm o negócio como o único trabalho;
  • 14% deles apresentam uma renda média de cinco salários-mínimos ou mais;
  • São geradores de emprego e responsáveis por 18% das oportunidades de trabalho das empresas;
  • 36% estão no setor de Serviços, 23% na Agropecuária, 19% no Comércio, 14% na Indústria e 8% na Construção.

Ainda são destacados os principais desafios enfrentados:

  • Tecnologia;
  • Baixo nível de escolaridade, cerca de 48% só possui nível fundamental;
  • Histórico recente de empregos informais junto microempreendedores individuais (MEI).

O jornal Globo de 01/10/2019  apresentou a  história de empresários com mais de 60 anos que se mantêm na ativa, das quais elenquei duas para relatar neste artigo:

  1. Alzira Ramos, fundadora da Fábrica de Bolo Vó Alzira,  71 anos, e em plena atividade.

Começou fazer bolos para vender aos 60 anos em função de ter perdido o emprego. Abriu a primeira loja em 2008, cinco anos depois, entrou na área de franchising e agora tem mais de 220 franquias espalhadas por todo o Brasil.

Sua atividade principal é visitar as lojas conferindo e dando dicas sobre a arte de bater adequadamente a massa.

  1. Julio Antonio Dias e Alzira Gonçalves – fundadores da Megamatte

Ambos estão com mais de 60 anos, e trabalham diariamente. Aposentadoria nem pensar!

Julião como é conhecido, passou de entregador de frutas, para sócio de uma quitanda, e depois para fundador da Megamatte. Após alguns anos de Megamatte encontrou os parceiros ideais e chegou junto com Alzira a uma combinação perfeita, que agrada muito os consumidores: mate, açaí e pão de queijo.

A empresa aderiu ao sistema de franchising, está presente em 6 estados e com a perspectiva de chegar a 160 lojas em 2020.

Para ser um empreendedor é necessário muito cuidado e ter consciência que você trabalhará muito mais do que se fosse um empregado. Além disso, pense que se tiver funcionários, muito provavelmente estes olharão para você como um provedor de recursos, e não com o olhar de companheirismo e com o desejo de fazer o negócio crescer.

Ingressar no mercado do empreendedorismo exige muito cuidado. Abaixo cito somente alguns aspectos a serem considerados

  • Escolha uma atividade, não só pelo retorno financeiro, mas foque principalmente naquilo que você gosta de fazer;
  • Não seja impulsivo, pesquise o ramo que deseja empreender. O SEBRAE possui uma ampla pesquisa de muitos ramos de negócio;
  • Faça um Plano de Negócios detalhado. Neste quesito tanto o SEBRAE como os programas do Vale do Pinhão da Prefeitura de Curitiba disponibilizam formações e consultores competentes;
  • Conheça a concorrência, se possível trabalhe antes na concorrência, sugiro que no mínimo uns 06 meses. Mesmo como voluntário é lucro. Você ainda não está investindo dinheiro e aprende;
  • Pense no que você gostaria de receber como cliente e crie diferenciais;
  • Faça uma prototipagem da sua ideia;
  • Muito cuidado com a contabilidade, é um ponto nevrálgico e que você precisa acompanhar muito de perto, pois os erros trazem grandes prejuízos financeiros;
  • Escolher um sócio é extremamente delicado. Nunca coloque alguém em seu negócio sem que tudo esteja devidamente documentado. Na entrada já pense como será a saída deste profissional. No começo tudo é lindo e na saída é grande a possibilidade que este sócio queira levar seus clientes, métodos ou ferramentas de trabalho. Pense em carga horária de trabalho, resultados, divisão de tarefas e de quem será a decisão final. Recomendo que você detenha o maior percentual da sociedade;
  • Seu sócio deve possuir habilidades complementares às suas. Pense que a produção/operação é tão fundamental como o administrativo e financeiro, mas de nada adianta estes pilares se não houver um comercial forte;
  • Ser constante em seu aprimoramento é para a vida toda. Estude sempre!

Recomendo fortemente que você se envolva com movimentos voltados para o protagonismo do idoso.  Estes grupos habitualmente estão antenados e são informados a respeito de oportunidades de trabalho e de negócios para o profissional maduro. Além disso, fomentam iniciativas focadas no desenvolvimento de produtos e serviços orientados para a longevidade.

Abaixo cito dois grupos dos quais participo e no momento, em função da pandemia, estão funcionando virtualmente. Ambos são de São Paulo. No entanto, o engajamento e as orientações fornecidas com certeza farão com que você tenha um novo olhar sobre a longevidade e o trabalho.

  • O grupo Trabalho60mais.com.br é muito ativo e a participação é gratuita. Tem diversas reuniões durante a semana, dentre as quais três são voltadas para longevidade, o desenvolvimento do movimento e apresentação de ideias de trabalho é voltada para os talentos maduros. Além disso, o grupo oferece atividades variadas, desde passeios virtuais, desenho, astrologia, inclusão digital, entre outras temáticas e em sua maioria gratuitas.
  • Já o grupo lab60.me se reúne quinzenalmente e a participação é gratuita. O foco das atividades é voltado para a longevidade, desenvolvimento do movimento, apresentação de ideias de trabalho orientadas para os talentos maduros.

Não deixe de acompanhar também duas empresas privadas com expertise no trabalho dos talentos grisalhos, veja abaixo:

  • A Maturijobs é uma plataforma pioneira no Brasil, que reúne oportunidades de trabalho, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, empreendedorismo e networking, com o objetivo de conectar pessoas maduras e experientes em busca de atividade e ocupação entre si e com empresas.
  • A Laboratech é uma plataforma com foco na inclusão da diversidade e de profissionais maduros em empresas parceiras. Oferece gratuitamente várias formações para que o talento grisalho retorne ao mercado.

Os caminhos são vários e estamos aqui para trazer informação e orientação para ações empreendedoras e oportunidades no mercado!