CEDIVIDA recebe palestra sobre aposentadoria

por | 8 de agosto de 2024 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Na última quinta-feira (08), o CEDIVIDA recebeu a palestra “Entendendo o INSS”. O intuito foi explicar para os participantes como funcionam os diversos processos no momento da aposentadoria.  

O palestrante Dr. Diogo Costa Furtado, advogado especialista na área previdenciária, iniciou sua palestra apresentando os diversos benefícios que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece: 

– Aposentadoria por tempo de serviço;
– Aposentadoria especial;
– Aposentadoria por idade;
– Aposentadoria por invalidez;
– Amparo assistencial ao idoso ou deficiente;  Aposentadoria
– Auxílio-doença;
– Auxílio acidente;
– Pensão por morte;
– Salário maternidade.  

Antes de explicar sobre as aposentadorias, Diogo contextualizou as Regras de Transição, que são regras para auxílio dos trabalhadores, quando houve a reforma da previdência, em 2019. “Foram criadas para ajudar as pessoas que já contribuíam com o INSS e estavam prestes a se aposentar. Para não serem prejudicadas e se aposentarem depois, criaram essas regras”. 

Em seguida, o palestrante mostrou quais são os empregos pertencentes a aposentadoria especial. São alguns deles:  

– Frentista;
– Caminhoneiro de carga inflamável;
– Lixeiro;
– Eletricista.  

“Em resumo, são empregos que apresentam algum risco de vida. Por isso possuem uma regra de menor tempo de trabalho e contribuição ao INSS por apresentarem riscos de vida”.  

Segundo Diogo, deficientes também possuem regras específicas para sua aposentadoria. “Quando maior o grau de deficiência, menos tempo de contribuição é necessário”.  

Grau leve:
Mulheres – 28 anos de contribuição
Homens – 33 anos de contribuição  

Grau médio:
Mulheres – 24 anos de contribuição
Homens – 29 anos de contribuição 

Grau alto:
Mulheres – 20 anos de contribuição
Homens – 25 anos de contribuição 

Ao final de sua palestra, o advogado focou na relevância do ato do planejamento previdenciário. “Em suma, planejamento previdenciário nada mais é que um processo que envolve a análise das finanças e dos objetos de vida do indivíduo. Ele é responsável por identificar as melhores formas de se preparar para a aposentadoria e garantir que você tenha uma renda adequada quando chegar a hora”, diz.  

Para saber mais sobre as palestras a serem realizadas no CEDIVIDA, clique aqui.