Como lidar com as dívidas?

por | 18 de março de 2024 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Por Carlos Air 

Dívida é um estado emocional. Quando eu falo com algumas pessoas que estão neste estado ou situação, geralmente elas não acreditam que possuem a capacidade de saírem. E aí o que já estava ruim piora ainda mais. O pavor, a taxa de ocupação com assuntos que não fazem sentido, faz com que estas pessoas afundem cada vez mais nas dívidas. 

Primeira coisa que eu gostaria de desvincular de sua cabeça é que há um tipo de dívida boa, que seria as dívidas de alavancagem. Se a dívida for de consumo, então ela é de alguém ignorante. Pois o jogo do capitalismo foi desenhado para que sempre estejamos ocupados desta maneira. Talvez você nunca percebeu, mas habitualmente falamos; vou me informar – te ensinaram a se manter informado. Desde 2019 eu não assisto nem leio nenhuma reportagem. O sistema foi elaborado para que sejamos peças em um tabuleiro e que constantemente estejamos sendo manipulados em uma direção e em todas formas equivocadas de consumo, principalmente se esta informação vir chancelada por um veículo de comunicação ou personalidade pública. Vale aqui lembrar que estes comercializam informação, seja pela veiculação ou através de suas imagens públicas. 

Está escrito na bíblia; “o rico domina sobre o pobre, quem toma emprestado é escravo de quem empresta…” 

Dois tipos de dívidas; dívidas de consumo e dívida de alavancagem. O que seria uma dívida de alavancagem? Por mais que tenha juros o que eu estou comprando irá aumentar, repor a compra e vai me fazer prosperar.  

Vou lhe dar um exemplo: você adquiri um aparelho de celular moderno para não ficar por baixo daqueles utilizados pelas pessoas do seu círculo de amizades – isso é uma dívida de consumo. O que você ganha com isso? Nada. Porque você já está inserido neste círculo. O celular novo seria somente para você ser aceito? Mas você já está lá, então seria uma dívida boba. Aliás, podemos até dizer que este aparelho (em alguns casos), pode tirar dinheiro de você, como? Prendendo sua atenção, tirando seu tempo, fazendo com que você passe horas comentando fotos, vídeos, etc. Notificando você a todo momento sobre uma “oferta,” um novo produto ou serviço a ser aderido. Como não ficar endividado? 

Qual livro que você leu esta semana? Quantos livros você já leu neste ano?  

Se decidir fazer dívidas, que seja as dívidas de alavancagem. Talvez se você está endividado, pode ser que você mesmo(a) esteja se colocando nesta situação. 

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba e distribuída em países como França, Colômbia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.