Como ser um comprador inteligente?

por | 8 de maio de 2023 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Por Carlos Air

O autocontrole dá trabalho, mas é uma parte importante da vida e das finanças. Criar bons hábitos financeiros e praticar o autocontrole requer disciplina. Se você conseguir manter seus gastos baixos e suas economias altas, poderá ter uma vida financeira saudável para você e sua família.  

A disciplina financeira é necessária antes mesmo de você definir metas financeiras pessoais. Você precisa ter tempo, paciência e motivação para se sentar em uma área tranquila e projetar seu plano de orçamento e economia. Você precisará examinar seu perfil financeiro completo para ter informações precisas quando chegar a hora de definir suas metas. 

SEJA UM COMPRADOR INTELIGENTE 

As compras inteligentes são outra parte da disciplina financeira que pode ajudá-lo a atingir seus objetivos. Você não precisa se quebrar para comprar as coisas que precisa. Você sempre pode comprar de maneira mais inteligente. Inscreva-se em associações, em mercados para poder aproveitar suas ofertas. Comece a usar cupons e códigos promocionais ao comprar coisas. Compre nas prateleiras de liquidação quando estiver procurando roupas. Todas essas etapas podem manter mais dinheiro em sua casa e fornecer mais dinheiro para economizar em seu esforço de economia. 

REDUZA SEMPRE SUAS CONTAS 

Você pode aumentar suas economias se cortar suas contas. Despesas são como unhas, cabelo e grama; precisam ser cortadas periodicamente. Comece com suas contas domésticas. Sua conta de telefone celular talvez não precise ser tão alta quanto é. Sua conta de TV a cabo, luz, água, mercado, etc. Você também pode mudar um pouco o seguro do seu carro. Tente cortar algumas de suas contas domésticas e veja se isso ajuda sua disciplina financeira e seus esforços de economia. Você pode ser agradavelmente surpreendido depois de apenas 30 dias neste novo sistema. Use todas essas dicas porque elas valem ouro. Você pensará em outras maneiras de se manter financeiramente disciplinado assim que entrar na rotina. 

DESEJA COMPRAR ALGO NOVO? 

Se você quiser comprar algum item novo, seja para casa ou para você, por que não definir uma meta de trocar ou primeiramente vender os antigos para bancar parte dos novos? 

LEVANDO A REFEIÇÃO PARA A VIAGEM 

Uma das características de uma pessoa organizada e disciplinada é se programar com antecedência. Muitas vezes temos pequenos eventos ou compromissos fora de casa que acabam despendendo muito tempo. Talvez uma alternativa mais barata e muito mais saudável seria prepararmos pequenos lanches ou refeições para consumirmos nestes momentos. Pois alimentação na rua, via de regra é muito mais cara e não tão saudável ou confiável. Refeições caseiras podem ser boas para o bolso e para o coração também. 

CUIDADO COM OS DESPERDÍCIOS 

Examine o que você joga fora. É uma tragédia que tantas pessoas neste mundo passem sem o básico da vida enquanto muitas pessoas jogam grandes quantidades de comida no lixo. Para entender o que vai na lixeira e, portanto, o que não precisa ir ao carrinho de compras, faça uma lista. Não uma lista de compras, uma lista de desperdícios. Você pode ajustar sua lista de compras para reduzir o desperdício. 

Gostou? Continue acompanhando o nosso portal para receber mais dicas sobre finanças pessoais!  

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É Autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba. Livro este distribuído em Países como França, Colombia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.