Criando hábitos intencionalmente

por | 26 de agosto de 2024 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Por Carlos Air 

Identifique um objetivo específico, escolha uma meta clara e alcançável que possa ser traduzida em ações regulares, como fazer exercícios todas as manhãs. Metas diárias repetitivas são melhores para praticar. Combine o novo hábito com os hábitos existentes e o conecte a uma parte rotineira do seu dia, como escovar os dentes ou dirigir para o trabalho, para que um desencadeie o outro. 

Comece pequeno, comece com uma versão do hábito que seja fácil de realizar. Em seguida, aumente gradualmente a complexidade ou duração. Use reforço positivo, recompense-se por completar o hábito com sucesso. Isso pode ajudar a fortalecer a associação comportamental em seu cérebro. 

Acompanhe seu progresso, mantenha um registro diário de suas experiências e sucessos durante um período específico. Isso reforçará a importância do hábito e motivará você a continuar. Seja paciente, reconheça que formar um hábito leva tempo – geralmente várias semanas ou mais. Paciência é a chave. Ajuste conforme necessário, seja flexível e esteja disposto a modificar o hábito se não estiver funcionando. No entanto, mantenha seu objetivo geral em mente. 

Fortalecer um hábito para que ele permaneça também exige uma abordagem sistemática. Consistência é fundamental. Siga a rotina sem pular nada, pois a repetição reforça as vias neurais do cérebro que geram padrões de comportamento. 

Aumente a dificuldade gradualmente, uma vez estabelecido o hábito, aumente lentamente a complexidade ou o desafio para desenvolver o domínio sobre ele. Use lembretes visuais, mantenha dicas que o lembrem do hábito. Por exemplo, se seu objetivo é fazer exercícios diariamente, guarde sua bolsa de ginástica perto da porta da frente. Você também pode visualizar-se realizando o hábito para fortalecer ainda mais os novos caminhos mentais. 

Evite gatilhos negativos. Identifique e minimize qualquer coisa que possa atrapalhar o hábito, como distrações ou tentações antecipadas. Desenvolva uma estratégia para superar as tentações quando elas surgirem. Por exemplo, se você está buscando uma alimentação mais saudável, tenha uma maçã no bolso ou na bolsa para os momentos em que estiver passando por uma padaria e se sentir tentado a comprar um doce. Crie uma programação de longo prazo para que você possa se manter no caminho certo. 

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba e distribuída em países como França, Colômbia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.