Dicas de como elaborar um currículo

por | 8 de fevereiro de 2023 | Carreira Sênior, Currículo, Vida e Carreira

Elaborar bem um currículo é fundamental quando se está procurando um novo emprego ou recolocação no mercado de trabalho, mas existem algumas informações relevantes que precisam ser acrescentadas para conquistar   certo destaque na hora da seleção. Depois dos 60+, há vantagens que podem ser aproveitadas e desvantagens a serem melhoradas com algumas dicas. Além disso, algumas ferramentas e sites podem te ajudar a organizar todas essas informações. 

De acordo com o consultor de carreira e negócios da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, o currículo deve apresentar o histórico acadêmico, a trajetória e a experiência profissional, atividades/contribuições relevantes e conquistas realizadas em postos de trabalho anteriores, idiomas, além de cursos livres relevantes de aperfeiçoamento. A pretensão salarial e foto são necessárias apenas se a vaga exigir. “Lembre-se: as empresas querem contratar pessoas que sejam capazes de dar resultados, trazer soluções e se engajar na cultura organizacional existente, assim, currículos vencedores sempre são aqueles que conseguem apresentar profissionais capazes de realizar isso”.  

O perfil 60+ possui algumas características muito buscadas e prestigiadas pelas empresas e que estão se tornando raras no mercado: seriedade, maturidade, experiência acumulada em alguns setores nichados, comprometimento, engajamento, resiliência e o famoso “vestir a camisa”, ou seja, sempre dar o seu melhor para o bem da empresa. Buscar vagas que demandem este perfil e empresas que valorizem estas características é o ponto de partida. No processo seletivo, deixe claro que entende que a empresa valoriza estes diferenciais e que você os possui. 

Veja algumas dicas pontuais do consultor: 

1- LinkedIn: 

A primeira dica é utilizar o LinkedIn como rede social, pois além de já possuir uma estrutura adequada e aceita por todas as empresas, permite ainda algo extremamente relevante que é a divulgação e a visibilidade das habilidades e competências do candidato, sem contar ainda que permite utilizar uma série de ferramentas para buscar vagas disponíveis, lapidar/aprimorar o perfil, além de se candidatar às vagas disponíveis. 

 Para docentes/professores a plataforma mais adequada é o Lattes. Também é possível ainda utilizar editores de texto como word, ou ainda aplicativos de celular específicos (uma rápida busca nas lojas de aplicativos Play Store e Apple Store permite encontrar várias opções interessantes e todos os dias há algo novo). 

2- Foto: 

A foto também é parte importante, pois é a sua imagem. “Muito importante que a foto esteja conectada com seu perfil profissional, retrate a seriedade e transpareça profissionalismo”. Lembre-se também de conectar com o perfil da vaga e a cultura organizacional da empresa que está contratando. Isso impacta na sua apresentação profissional.  

3 -Já sei como elaborar um bom currículo e quais redes devo usar, mas por onde eu envio?  

Sempre escolha os canais de envio que a empresa sinalizar como sendo os válidos. Hoje há empresas que utilizam portais/sites específicos para este fim, outras utilizam aplicativos, número de WhatsApp, e-mail, entrega presencial, agências de Head Hunters e/ou recrutamento e seleção específicos. Esteja onde a empresa alvo, ou que ofereça a vaga está, e utilize os canais específicos que ela utiliza. 

No caso de envio por e-mail, preciso escrever algum texto? 

Sempre é muito importante acompanhar seu currículo de um texto que diga do que se traga o arquivo em anexo, além de despertar o interesse por parte do recrutador. 

Consegui uma entrevista, como me apresentar? 

O consultor explica que, partindo do princípio de que um produto com boa embalagem vende muito mais que um produto que não possui, apresentar-se bem tem impacto positivo determinante. Uma boa apresentação pode ser feita ao se vestir adequadamente, se portar de forma respeitosa e positiva, além de utilizar linguagem adequada (aqui não se trata de necessariamente utilizar linguagem rebuscada, mas que seja livre de expressões vulgares, gírias, etc). Na vestimenta, o equilíbrio e o bom senso sempre são grandes aliados: por um lado roupas informais demais podem ser um problema e por outro excesso de adereços também depõem contra seu perfil profissional. 

 Ficou alguma dúvida? Temos um material completo para você baixar e seguir as nossas dicas.