Dicas para administrar melhor o seu dinheiro

por | 4 de abril de 2023 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Quando as pessoas têm dificuldade para pagar as contas, cobrir despesas básicas ou lidar com dívidas, pode haver uma sensação de falta de controle sobre a situação financeira, o que pode levar a sentimentos de desesperança, impotência, ansiedade e até depressão. Além disso, este estresse financeiro pode afetar a qualidade do sono, o apetite, o humor e até mesmo a saúde física.

A questão financeira pode afetar a autoestima e a autoconfiança de uma pessoa. Quando as pessoas estão em dificuldades financeiras, podem sentir-se envergonhadas, culpadas ou incapazes de lidar com suas finanças. A pressão social para ter sucesso financeiro também pode criar expectativas irrealistas, levando a sentimentos de fracasso ou inadequação.

Carregar dívidas pode ter um tremendo impacto na saúde mental. Se você já sentiu ansiedade por causa de um telefonema de cobrança de dívidas ou de uma conta enviada pelo correio, você sabe do que estou falando. Antes mesmo da pandemia boa parte das famílias já tinham problemas financeiros. As consequências pós este período, provavelmente agravou este quadro.

Assim como as dívidas podem levar a problemas de saúde mental, os problemas de saúde mental também podem influenciar as finanças de uma pessoa. Alguém que está passando por ansiedade ou depressão pode recorrer a más decisões financeiras para lidar com isso. Isso pode incluir fazer compras caras por impulso e desenvolver um vício em compras.

Você pode controlar seu dinheiro e principalmente sua saúde mental, para que um não venha prejudicar o outro. Vamos à algumas dicas:

  1. Fale com alguém:

A ciência mostra que falar sobre problemas ajuda a aliviar o estresse. Simplesmente admitindo para um amigo próximo ou ente querido que você está lutando com suas finanças e saúde mental, suas lutas podem parecer mais administráveis. A pessoa não precisa ter capacidade para resolver seus problemas financeiros ou mesmo ajudar. O propósito de se abrir para alguém em quem você confia pode ser uma maneira significativa de liberar a pressão que você sente e falar sobre seus sentimentos e medos com alguém, em vez de mantê-lo reprimido e aumentar sua ansiedade.

  1. Consulte um médico:

Problemas de saúde mental nunca devem ficar sem tratamento. Se você começar a notar que sua saúde física ou mental está piorando, é essencial buscar ajuda. Mesmo se você não tiver certeza se precisa de ajuda, se notar que seus padrões de sono, hábitos alimentares e níveis de energia estão mudando negativamente, é uma boa ideia fazer um exame de saúde. Todo mundo se sente para baixo às vezes, mas sentir-se desesperado, deprimido ou ansioso o suficiente para interferir em sua vida é um problema.

  1. Se necessário, converse com alguém que tenha um certo conhecimento financeiro:

Às vezes, pode ser difícil ver a saída para nossos problemas financeiros. Um conselheiro de crédito ou financeiro é um profissional treinado que pode analisar suas finanças como um todo e ajudá-lo a determinar onde você pode começar a fazer alguns cortes e como começar a eliminar dívidas.

  1. Pergunte sobre como cancelar sua dívida:

Alguns credores podem permitir que indivíduos que sofrem de problemas de saúde ou deficiências de longo prazo cancelem suas dívidas. A maneira mais fácil de ver se essa é uma opção é ligar para o escritório do credor e perguntar.

  1. Trace um plano e tenha constância:

Tão importante quanto um plano, é a constância. Esta combinação fará com que você observe os progressos e isso lhe motive neste caminho. Se estivermos em um veleiro em pleno oceano, sem uma rota estabelecida, e a constância de realizarmos todas as atividades que uma viagem desta exige, mesmo que estejamos apenas avistando água para todos os lados, o desespero poderá nos dominar.

Gostou das dicas? No nosso próximo texto, vamos falar sobre a redução de consumo e como isso pode melhorar a nossa qualidade de vida.

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É Autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba. Livro este distribuído em Países como França, Colombia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.