Dinheiro não define sucesso

por | 22 de maio de 2023 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Por Carlos Air 

A vida não é sobre dinheiro. É sobre amor. É sobre família e relacionamentos. É sobre evolução pessoal, aprendizado e crescimento. Parte de crescer é aprender o equilíbrio entre as diferentes forças da vida. O dinheiro, assim como a saúde e a espiritualidade, faz parte dessa simetria e, para quem não aceita a responsabilidade pelas questões financeiras, a vida fica desequilibrada. 

Como um amigo médico me disse uma vez: “Aqueles que não pensam na saúde são aqueles que mais tarde passam a maior parte do tempo pensando nela.” Não é diferente com o dinheiro. Não é surpreendente, então, que as pessoas que eu conheço que são mais obcecadas por dinheiro não são bilionárias, nem mesmo milionárias. Ao contrário, os mais obcecados por dinheiro são aqueles que vivem de contracheque a contracheque. Para os escravos financeiramente, a vida gira em torno de dinheiro. Não é. Para ser verdadeiramente feliz, devemos viver uma vida equilibrada, com ótima saúde física: permitindo que você faça mais e seja muito parecido com ser mais, permitindo que você viva sua vida livre de dores constantes e escravidão.


O dinheiro é um aliado poderoso.  Com dinheiro, conseguimos suprir as necessidades vitais da família: comida, abrigo confortável, bem como educação superior e assistência médica, consegue aposentar pessoas idosas, cria emprego e renda para outras pessoas.


Por outro lado, o custo da crise financeira é astronômico.  Pesquisas apontam que na última década, quase 90% de todos os divórcios podem ser atribuídos a brigas e acusações sobre dinheiro.  Alguns especialistas em casamento estimam que 75% de todos os divórcios resultam diretamente de conflitos financeiros.  A dívida e a pobreza também contribuem para outras questões sociais graves.


Outro agravante é que numerosos estudos mostraram a conexão entre dívida e doença. 


Para mim, quando você não precisa mais pensar em dinheiro, então você é realmente rico. A boa notícia é que, na maioria das vezes, ser rico ou não é, em última análise, sua escolha. Você pode se tornar parte do problema ou parte da solução. Essa é a primeira lição que aprendi. Minha vida mudou no dia em que comecei realmente a compreender o que de fato é riqueza, e foi nesse dia que decidi ser rico.

Trecho extraído do Livro “Rico Pobre – A Diferença Não é o Dinheiro”.

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É Autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba. Livro este distribuído em Países como França, Colombia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.