Dinheiro traz felicidade?

por | 15 de abril de 2024 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Por Carlos Air 

Depois de mais de 20 anos no setor empresarial e financeiro, aprendi muito sobre muitos aspectos técnicos da gestão de dinheiro e da construção de riqueza. 

Também aprendi que essas estratégias e táticas só nos levarão até certo ponto… 

Um dia, minha filha – na época com dois anos de idade, me perguntou para onde eu estava indo enquanto calçava os sapatos. “O Papai está indo para a empresa”, eu disse.  Ela respondeu (como fazem as crianças de dois anos): “Por quê?” 

“Porque vou trabalhar”, respondi. 

Novamente: “Por quê?” 

Eu ri e disse brincando: “porque precisamos ganhar dinheiro!” 

Ela também estava sorrindo e começando a rir enquanto perguntava “por quê” novamente (este era seu jogo favorito no momento).  Fiz o meu melhor para responder honestamente, dizendo; “as pessoas podem usar o dinheiro para conseguir o que precisam e o que desejarem.” 

Se ela fosse um pouco mais velha, eu poderia ter falado mais sobre como o dinheiro é uma ferramenta útil e é importante saber usá-lo para construir o que deseja. 

Mas em algum nível de renda e bens, o dinheiro deixa de ser um problema matemático. Provavelmente haverá um cenário em que os números parecerão melhores do que outras alternativas, mas isso não significa necessariamente que essa opção seja a melhor para você. 

A questão é que as pessoas geralmente são muito ruins ao saber o que querem ou o que as fará felizes. E “ser feliz” pode nem ser o objetivo certo! Considere priorizar a realização, o propósito e a satisfação.  

É preciso muito trabalho, introspecção e experiência para obter clareza sobre o que o deixa satisfeito, lhe dá uma sensação de significado e permite que você esteja ancorado e em paz. 

O dinheiro talvez possa comprar um certo tipo de felicidade, mas não necessariamente da maneira que você espera. 

Usar seu dinheiro com intenção e propósito para acessar uma experiência, oportunidade ou até mesmo item material que se alinhe diretamente com seus valores fundamentais pode realmente melhorar sua vida e gerar alegria. 

Não se trata do valor que você gasta, mas da qualidade de suas decisões de gastos. Isso muda tudo. 

Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer é ir em busca de experiências.  

Essa é uma oportunidade de aprendizado e pode lhe dizer muito mais sobre o que você realmente deseja daqui para frente do que você imaginaria de outra forma. 

Dói sentir que você perdeu ou desperdiçou dinheiro, mas tentar evitar isso pode se traduzir em evitar situações ou circunstâncias que teriam ajudado você a crescer e se desenvolver. A sabedoria vem da vida. 

A frugalidade é um caminho altamente ineficiente para o crescimento da riqueza. 

Sinto que estou constantemente a pregar sobre a importância de poupar e contribuir para investimento, para o crescimento a longo prazo (e, por padrão, gastar menos). 

Isso é por um bom motivo;  quanto mais você economiza e investe agora, mais ativos poderá construir para sustentar seu estilo de vida no futuro. E quanto mais ativos você tiver, mais opções, liberdade e flexibilidade você terá em sua vida. 

Como planejadores financeiros, queremos ajudar as pessoas a entender como usar seu dinheiro com sabedoria e inteligência. 

Mas usar dinheiro não significa apenas poupar e investir, mesmo que priorizemos isso – e poupar com responsabilidade não é a mesma coisa que ser rigidamente frugal. 

Tentar gastar o mínimo possível (para maximizar o que está disponível para economizar) pode eventualmente colocá-lo em uma boa posição financeira, mas geralmente é um longo trabalho árduo que significa dizer “não” a experiências e oportunidades que poderiam ter agregado valor real a  sua vida (mesmo que custem dinheiro). 

Se quiser acelerar a sua capacidade de aumentar a riqueza, normalmente é mais produtivo concentrar-se no aumento dos rendimentos em vez de reduzir as despesas ao mínimo possível. 

Teoricamente, o seu potencial de rendimento é ilimitado.  Mas há um limite de quanto você pode economizar;  todos nós temos algum nível de despesas que precisamos manter para mantermos nossas vidas funcionando. 

Todos nós conhecemos as histórias de operários que morreram com milhões graças ao seu estilo de vida frugal. 

Viver frugalmente pode permitir-lhe acumular riqueza, mas talvez não seja um caminho eficiente para chegar lá.  E poderemos correr o risco de realmente perdermos a vida ao longo do caminho. 

Também conhecemos histórias muito mais tristes de casais que trabalharam e economizaram diligentemente durante toda a vida para grandes planos sobre o que fariam quando finalmente tivessem “o suficiente” e pudessem desfrutar dessa riqueza – apenas para ver um dos cônjuges morrer prematuramente. Ou acabar vendo um parceiro desenvolver uma doença debilitante que arruinou seus planos maravilhosos. 

Uma boa gestão de património deve estabelecer um equilíbrio entre poupar para o futuro e, ao mesmo tempo, permitir espaço para aproveitar a vida hoje, tendo uma estratégia mais eficiente e inteligente para aumentar seus ganhos e a sua riqueza. 

 

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba e distribuída em países como França, Colômbia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.