Por Carlos Air
É tentador continuar adiando as tarefas que não gostamos. Mesmo sabendo que isso causará mais estresse mais tarde, é comum evitarmos começar ou terminar coisas que realmente não queremos fazer.
Procrastinação é o ato de atrasar ou adiar tarefas até o último minuto ou além do prazo. Não é apenas um problema de gerenciamento de tempo. O mais danoso é que adiamos as coisas mesmo sabendo que esse atraso terá consequências negativas. A arma mais poderosa contra este mal é a disciplina, característica eminente em uma pessoa de resultados…
A importância da disciplina é tão grande, que dedico todo um capítulo em meu livro; “Rico Pobre – A Diferença Não é o Dinheiro.”
É inacreditável os resultados diários que uma pessoa disciplinada pode gerar. Sou capaz de dizer que a maioria das pessoas tem um claro entendimento daquilo que as estão impedindo de prosperar, se desenvolver, ter resultados significativos. E no que diz respeito à isso, o problema maior está na procrastinação ou na falta de disciplina.
Disciplina pode ser definida como a capacidade de controlar os pensamentos, ações e emoções para alcançar os resultados desejados. Trata-se de aderir a um conjunto de regras ou princípios e segui-los de forma consistente. A disciplina envolve autocontrole, força de vontade e perseverança, bem como a capacidade de adiar a gratificação na busca de objetivos de longo prazo.
Requer um profundo nível de autoconsciência e um compromisso com o crescimento pessoal.
A disciplina nem sempre é fácil de manter. Requer esforço e dedicação. Significa dizer não aos prazeres imediatos e à gratificação a curto prazo, a fim de alcançar algo maior a longo prazo. Requer estabelecer prioridades e fazer sacrifícios. Trata-se de manter o foco e o comprometimento, mesmo diante de obstáculos e desafios.
Quando somos disciplinados, criamos uma estrutura e uma rotina que nos permite aproveitar ao máximo nosso tempo e energia. Tornamo-nos mais organizados e eficientes, o que leva ao aumento da produtividade. A disciplina nos ajuda a priorizar nossas tarefas e alocar nossos recursos de forma eficaz.
Construir disciplina requer autoconsciência e uma abordagem proativa. É fundamental identificar e superar os obstáculos que dificultam a disciplina e estabelecer estratégias práticas para cultivá-la. No entanto, construir disciplina nem sempre é fácil. Requer esforço, dedicação e disposição para superar obstáculos.