Empregabilidade 50+ cresce, mas etarismo impede maior destaque

por | 19 de março de 2024 | Planos de Vida, Vida e Carreira

A empregabilidade para pessoas 50+ é uma temática em crescente. Segundo pesquisa da empresa Ernst & Young e a agência Maturi, realizada em 2022 com a participação de 200 empresas no Brasil, mostrou que a maioria delas possui de 6% a 10% de funcionários 50+.  

O motivo pelo qual o assunto está em ascensão, se dá pelo aumento da faixa etária da população brasileira. Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o estudo da Ernst & Young e Maturi, revelou que de 2012 a 2019, a população com mais de 50 anos subiu de 23% para 28%. Com o aumento dessa população, a força de trabalho 50+ será uma realidade no Brasil.  

Para as empresas que contratam esse público, diversos benefícios podem ser percebidos pela equipe de colaboradores. Por exemplo, trocas sociais intergeracionais contribuem para o amadurecimento da própria organização no mercado de atuação, alcançando de modo mais efetivo as demandas dos diferentes públicos. É o que diz Yumara Vasconcelos, doutora em Administração pela UFBA (Universidade Federal da Bahia).  

Para ela, a diversidade geracional tende a tornar o ambiente de trabalho mais colaborativo, fraterno, inclusivo, diverso e acolhedor. “Essa é uma condição essencial para a manutenção de relacionamentos profissionais saudáveis”, completa. Além da empresa, o colaborador 50+ que é contratado, também recebe benefícios.  

Apesar dos ambientes com alta rotatividade tendem a ser mais competitivos, podendo interferir no desempenho do colaborador 50+ em suas jornadas de trabalho. Porém, em um ambiente acolhedor, calmo e tranquilo, pode ocasionar em vínculos de afetos e seus fortalecimentos. “O trabalho representa uma oportunidade de desenvolvimento integral, de formação e fortalecimento de vínculos e afetos”, diz Yumara.  

Etarismo  

O etarismo ainda é a principal barreira que impede o aumento exponencial do número de contratações de pessoas 50+. Do estudo realizado pela Ernst & Young e Maturi, 78% das empresas entrevistas se consideram etaristas.  

Nas palavras de Yumara, o etarismo é destrutivo e implosivo, se manifestando de diferentes formas, todas focadas no descrédito e, neste caso, dos profissionais 50+.  

Recoloca 50+  

A terceira edição do Recoloca 50+ vem com o propósito de trazer empregabilidade para esse público. Na Ação, são mais de 10 empresas parceiras com diversas vagas em várias áreas, para ofertar oportunidades de emprego para essas pessoas.  

O evento será realizado na próxima quarta-feira (20), na sede do CEDIVIDA, na Avenida Agostinho Leão Júnior, 320 – Alto da Glória, às 08h30 da manhã. As senhas serão distribuídas até às 15h.  

Para mais informações sobre o Recoloca 50+, clique aqui.