Por Carlos Air
Aqui estão algumas estratégias que podem ajudá-lo(a), a recuperar o controle de seus gastos, exercitando a disciplina financeira:
Necessidade vs. Desejo
Antes de fazer uma compra, pergunte-se: “Preciso disso ou apenas estou querendo?” É algo que você precisa para sobreviver, ou você pode viver sem isso? Caso contrário, a compra pode empurrá-lo ainda mais para a dívida e muito provavelmente o prazer momentâneo da aquisição, dará lugar a preocupação da conta a pagar.
Seja responsável
Às vezes, você pode sentir que realmente precisa de um item e justificar a compra. Talvez você esteja se sentindo excessivamente cansado(a), uma manhã, então passa para tomar um café com leite de R$ 25,00 a caminho do seu destino ou trabalho. Em vez disso, sirva-se de uma xícara em casa e economize um pouco de dinheiro.
Seja responsável pelas compras que fizer. Compras frívolas muitas vezes podem resultar em gastos desnecessários e dívidas indesejadas. Antes que você perceba, você pode se encontrar com um item ou com uma roupa nova, mas sem dinheiro suficiente para cobrir suas despesas necessárias.
Fique com dinheiro
Muitas vezes, os cartões de crédito e débito não parecem dinheiro real. Um furto aqui e uma inserção ali, e você pode ter o que quiser. Dificilmente parece que você está gastando alguma coisa até que a conta mensal morda sua carteira.
Se você usar dinheiro para pagar a maioria das coisas, sentirá seu dinheiro suado saindo de suas mãos. Isso torna o gasto do seu dinheiro muito mais real. Talvez usar apenas dinheiro também facilita o orçamento de seus gastos. Calcule quanto dinheiro você quer gastar durante a semana e retire apenas esse valor do banco. Para maior comodidade, você pode carregar um cartão de débito. Quando você ficar sem fundos, os gastos param até a próxima reposição de recursos.
Evite as tentações
Pense nos lugares onde você gasta mais dinheiro em coisas que não precisa. O Shopping? O mercado? A farmácia? Talvez fazer compras online seja o seu ponto fraco. Considere cancelar a assinatura de e-mails ou mensagens de texto ou de whatsApp da loja e navegar pelas compras online. Ao evitar os locais onde você está mais vulnerável a gastos não essenciais, você pode controlar melhor sua dívida e aumentar suas reservas.
Pule eventos sociais caros
Se você encontra amigos(as), ou familiares para almoçar, jantar ou para recreações regularmente, é mais provável que gaste demais. Sair para jantar, ir ao cinema, shows ou outros eventos sociais é divertido, mas pode ser caro. “Isso não significa que você deva evitar todas as atividades sociais, não é disso que estou falando”; procure outras maneiras de se reunir com seus/suas amigos(as), e familiares como piqueniques no parque, caminhadas ou se reunir na casa de alguém para uma noite de jogos ou jantar festivo. Há uma boa chance de que seus amigos e familiares gostem de economizar dinheiro também.
Acompanhe tudo
Os gastos por impulso geralmente ficam fora de controle porque é fácil perder a noção de quanto você está gastando. Quer você escreva em um caderno ou baixe um aplicativo de orçamento de finanças pessoais, registrar e revisar cada compra pode abrir seus olhos para gastos desnecessários. Isso pode parecer uma tarefa insignificante e frustrante, mas você não precisa fazer isso a longo prazo. Depois de saber onde está o desperdício, você pode mudar seus hábitos de consumo para eliminá-lo ou reduzi-lo.
Revise periodicamente como você tem utilizado o dinheiro que chega até suas mãos. Verifique como você se sente sobre sua posição financeira atual, desta maneira ficará mais evidente onde você deve focar e trabalhar nos próximos meses. Se precisar de ajuda, não fique calado(a), peça orientação.
Então aí estão algumas ações que você pode iniciar a qualquer momento para criar sua disciplina financeira.