Habilidade e talento. Qual a diferença?

por | 27 de maio de 2024 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Por Carlos Air

A definição de talento é algo natural com a qual alguém nasce, como um dom musical ou uma mente criativa. Habilidade é aquilo que vem da prática, algo que você pode aprender, desenvolver. A principal diferença entre eles é que o talento é dado por Deus e a habilidade é aprendida, desenvolvida. 

Não se deixe enganar – há mais para saber sobre talento versus habilidade.  

Habilidade é a capacidade de concluir bem um conjunto de tarefas. Essas práticas podem ser desenvolvidas por meio de trabalho árduo e treinamento. 

Muitas organizações se concentram em habilidades difíceis, como a capacidade de usar software ou outras ferramentas. Estas competências são muitas vezes críticas para as funções essenciais do papel da pessoa na organização. 

No entanto, as soft skills não são menos importantes. Elas são as características interpessoais que permitem que uma pessoa trabalhe bem em equipe. A capacidade de se comunicar bem, resolver problemas de forma independente e colaborar, são exemplos de habilidades interpessoais. 

Adquirir e usar habilidades interpessoais pode ser mais emocionalmente tenso do que habilidades técnicas – o que as torna, de certa forma, mais difíceis de aprender. Mas elas podem ser aprendidas e praticadas. Participar de seminários e aulas, ou trabalhar com mentores e treinadores, para desenvolver a escuta ativa, a resolução de conflitos e a construção de relacionamentos são bons pontos de partida. 

Talento é a aptidão natural para adquirir uma habilidade específica ou conjunto delas. É considerado impossível de aprender – mas mesmo as pessoas talentosas têm de praticar as suas habilidades! 

Pessoas talentosas – nas artes, nas ciências, no atletismo ou em qualquer outro lugar – muitas vezes aprendem rapidamente habilidades associadas ao seu talento e sentem-se atraídas pelos seus interesses de uma forma que lhes permite praticar em alto nível. 

Pessoas que não se consideram talentosas (mesmo que sejam) podem superar a maior parte do seu déficit através de uma prática de qualidade. E mesmo pessoas talentosas podem melhorar suas habilidades.  

 

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba e distribuída em países como França, Colômbia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.