Investir em si mesmo deve ser prioridade

por | 12 de fevereiro de 2024 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Por Carlos Air 

Não é segredo que quando se trata de investimentos, um dos melhores que você pode fazer é em você mesmo. Mas, muitas vezes, investir em nós mesmos fica no final da nossa lista de prioridades e torna-se algo que adiamos até termos mais dinheiro, mais tempo ou mais motivação. 

Isto é uma pena porque aprender novas competências e desenvolver-nos enriquece a nossa vida pessoal e profissional e ajuda-nos a crescer para sermos o melhor que podemos ser. Deixar de reconhecer o real valor de investir em nós mesmos pode nos impedir de alcançar nossos objetivos, realizar nosso potencial e transformar nossos sonhos em realidade. 

Existem muitos motivos pelos quais você deve investir em si mesmo. Deixe-me listar abaixo alguns. 

Investir em si mesmo aumentará sua confiança em suas próprias habilidades e terá um impacto positivo em sua autoestima. Além de dotá-lo de novos conhecimentos e habilidades, focar no seu desenvolvimento pessoal o ajudará a se conhecer melhor. Você se tornará mais consciente de seu conjunto único de pontos fortes, valores e paixões e de como pode usá-los para atingir seus objetivos. Pesquisas mostram que aqueles que passam 5 horas ou mais aprendendo por semana têm maior probabilidade de sentir que suas vidas têm propósito e significado, o que, por sua vez, aumenta sua felicidade e bem-estar geral. 

Reservar um tempo para investir em si mesmo trará imensos benefícios para sua vida e carreira, tanto no curto quanto no longo prazo. Você é o seu maior patrimônio e, em termos brutos, desenvolver seu conjunto de habilidades aumentará seu valor de mercado, esteja você buscando uma promoção em sua função atual ou se candidatando a um novo emprego. 

A maioria dos empregadores procuram candidatos que sejam empreendedores e que sejam capazes de demonstrar motivação e vontade de aprender novas habilidades que certamente irão diferenciá-lo da concorrência. Embora as competências técnicas e as qualificações académicas ainda sejam importantes, as principais competências que os empregadores procuram agora incluem pensamento criativo, capacidades de comunicação e inteligência emocional. 

Inscrever-se em um novo curso, workshop ou atividade ajudará você a aumentar sua rede e a conhecer pessoas que pensam como você. Com o tempo, esses relacionamentos podem se transformar em amizades, oportunidades de negócios ou colaborações. Como observação, é importante ressaltar que além de investir em si mesmo, você precisa investir nos seus relacionamentos. O networking tem mais sucesso quando você o aborda com uma mentalidade recíproca que vê benefícios para ambas as partes, em vez de apenas focar no que isso traz para você. 

A tecnologia e os locais de trabalho estão mudando mais rápido do que nunca. Expandir e atualizar seu conjunto de habilidades garantirá que você esteja pronto para se adaptar a essas mudanças. Pessoas com competências transferíveis são vistas como mais flexíveis, motivadas e com visão de futuro tanto pelos colegas como pelos superiores. Adotar a aprendizagem ao longo da vida também o ajudará a alcançar uma mentalidade construtiva e a construir a resiliência necessária para enfrentar os desafios e adversidades inevitáveis ​​da vida. 

A aprendizagem contínua promove a saúde do cérebro e reduz o risco de problemas de saúde mental, Alzheimer e demência. A estimulação mental proporcionada pelo desafio de aprender novas habilidades pode ajudar a limitar os efeitos adversos do envelhecimento na memória e na mente. 

Estudos demonstram que aprender algo novo reduz mais o estresse no trabalho do que participar de atividades relaxantes, como meditação ou exercícios. Embora o relaxamento seja benéfico para combater a fadiga e acalmar a mente, o desenvolvimento de novas habilidades no local de trabalho funcionou como um amortecedor contra situações estressantes. 

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba e distribuída em países como França, Colômbia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.