O poder do “Não”

por | 28 de abril de 2025 | Planos de Vida, Vida e Carreira

“Não” é uma palavra poderosa. Nem sempre negativo. Na verdade, “não” pode ser bem positivo. 

Dizer “não” pode nos libertar e nos fortalecer. Pode nos ajudar a seguir em frente. Pode fortalecer nossos relacionamentos, esclarecer nossas comunicações e nos dar o espaço que precisamos em nossas vidas para dizer “sim” ao que realmente queremos. 

Ultimamente, tenho me sentido frustrado quando as pessoas ao meu redor não dizem “não” quando claramente queriam. De amigos que ignoraram convites sociais — ou disseram “talvez” — para evitar dizer “não”, a colegas que não responderam a e-mails, a clientes que se sentiram sobrecarregados porque se sentiram egoístas dizendo “não”. 

Mas quando evitamos dizer “não”, deixamos os outros fazerem suposições. E suposições descarrilam a comunicação positiva. 

Então por que temos tanto medo ou vergonha de dizer “não”? Normalmente, nossas intenções são boas. Não dizemos “não” porque: não queremos ferir os sentimentos de outras pessoas. Nos sentimos indelicados. Nos sentimos egoístas. Queremos manter nossas opções em aberto. Nos sentimos desconfortáveis ​​em dizer isso, então não dizemos para evitar esse sentimento. 

A verdade é que dizer “não” é desconfortável, assim como ouvir “não” pode ser desconfortável. Mas depois desse sentimento negativo inicial, é realmente libertador. “Não” traz encerramento. Permite que ambos os lados sigam em frente. Honra nossas prioridades e limites. Impede que a outra pessoa presuma para que ela saiba onde está e o que esperar. 

Não é uma palavra poderosa e positiva. Eu encorajo você a dizer “não” com mais frequência quando é isso que você sente. 

Apenas lembre-se de que você também pode precisar esclarecer por que está dizendo não, para que a outra pessoa possa realmente entender. E tudo bem! 

Pense nas vezes em que você não diz e considere como isso afeta sua capacidade de seguir em frente. Permita que os outros saibam onde você (e eles) estão. 

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba e distribuída em países como França, Colômbia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.