O que é Disciplina Financeira?

por | 25 de abril de 2023 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Por Carlos Air

Disciplina financeira em minha opinião é um termo que descreve seu compromisso com seus objetivos e principalmente com sua liberdade ou com o seu poder de escolha.  

Depois de definir uma meta financeira, você precisa estar motivado para alcançá-la. Você também tem que ser forte o suficiente para não deixar nada atrapalhar. Muitas vezes, há uma linha tênue entre a disciplina financeira e o manuseio casual das finanças. Você precisará desenvolver a força e as habilidades para não cruzar a linha. Vamos ajudá-lo a fortalecer sua disciplina financeira com as dicas que estamos compartilhando com vocês nesta coluna.  

Parece que em todos os lugares que você frequenta, há algo que você é atraído para comprar. Mercados e farmácias colocam propositalmente itens de impulso ao lado do caixa para que você os veja antes de ser o próximo na fila para pagar. Suas lojas favoritas enviam e-mails e mensagens em seu celular anunciando suas últimas ofertas. Essas pequenas coisas se somam a muita tentação. Todas essas compras supérfluas podem esgotar sua carteira até o final do mês.  

Escolhas de curto prazo podem levar a consequências de longo prazo, especialmente quando se trata de gastar e economizar. Por exemplo, parte do seu dinheiro extra pode ir para um fundo de emergência ou para a criação de uma carteira de investimentos com fácil liquidez para lhe proporcionar mais segurança e poder de escolha.  

Felizmente, você pode aprender a ter autodisciplina financeira e tomar decisões mais acertadas que podem deixá-lo(a), com o dinheiro necessário para cobrir suas contas. E não requer uma tonelada de sacrifício e sofrimentos. 

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É Autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba. Livro este distribuído em Países como França, Colombia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.