Por Carlos Air
Todos temos fome de sentido, de propósito, da sensação de que a nossa vida vale mais do que a soma das suas partes.
Felizmente, os humanos são engenhosos – temos infinitas maneiras de encontrar significado e infinitas fontes potenciais de significado. Podemos encontrar significado em cada cenário, cada evento, cada ocorrência, cada contexto.
Sabemos intuitivamente que queremos um significado para as nossas vidas e que esse significado nos ajuda a prosperar, mas raramente paramos para perguntar:
“Por que precisamos de significado? Como o significado nos afeta? O que está significando?”
Existem tantas maneiras de definir o significado que é impossível restringi-lo a apenas uma ou duas “melhores” definições da palavra. Afinal, pode ter um significado diferente para cada pessoa.
Qual o significado da vida?
Em minha opinião é aquilo que Deus através de seu filho Jesus quis nos ensinar; “sobre servir aos outros.” Sermos instrumento de transformação nesta nossa breve passagem por aqui…
Levarmos luz, paz e esperança a todos aqueles com os quais vivemos e convivemos.
Por mais insatisfatória que você possa achar esta resposta, parece que o sentido da vida é diferente para cada um de nós. Podemos encontrar o significado no amor de um cônjuge ou de um filho(a) e até mesmo no trabalho que fazemos. Poderemos até descobrir que a nossa atitude em relação ao que nos acontece é a fonte do significado nas nossas vidas.
Onde quer que encontremos propósito e realização, parece que cabe verdadeiramente a nós descobrirmos o que é mais importante, mais vivificante e mais significativo. Dentro dessa sopa de valores, experiências, objetivos e crenças, podemos reunir aquilo que nos dá o melhor sentido de significado para nossas próprias vidas.