Por Carlos Air
Todos sabemos que o tempo é precioso, mas perdemos tempo fazendo coisas que realmente não gostamos ou que não deveríamos.
Nosso tempo é muito limitado, por isso devemos usá-lo com sabedoria. Existem vários valores para o tempo, incluindo o próprio tempo, ganhos potenciais (experiências ou dinheiro) e equilíbrios (emocional e físico). Através da priorização e da compreensão do verdadeiro custo das coisas, pode-se compreender melhor o valor do tempo e como equilibrá-lo.
Você já sentiu que não há tempo suficiente? Desde trabalhar a semana toda, até fazer tarefas domésticas.
O tempo é provavelmente o bem mais precioso do planeta. Qual é o seu valor? Bem, deixe-me perguntar uma coisa: que valor você daria em passar mais tempo com um ente querido que já faleceu? Outra história para dormir com seu filho que já cresceu? Mais um aconchego com seu cachorro que morreu há 6 anos? O tempo realmente tem um valor no qual é difícil definir uma quantia em reais. Mas talvez possamos tentar.
O valor do tempo é extremamente pessoal para o indivíduo, seus recursos, prioridades e até mesmo seus arrependimentos. Pode ser um desafio, se não impossível, atribuir um valor ao tempo, pois baseia-se na oportunidade e na sua ligação ao sucesso. Ao compreender e estar ciente do valor do tempo, podemos tomar melhores decisões e levar uma vida mais gratificante.
Aprendemos à medida que crescemos que o tempo passa muito rápido. Piscamos e nossos filhos de repente se tornam adolescentes. Adiamos a viagem para visitar os avós e depois eles vão embora. A vida passa diante de nossos olhos e antes que estejamos prontos, entes queridos morrem.
Passamos o tempo que podemos com nossos filhos, ensinando-lhes valiosas lições de vida e observando-os crescer. E espero que algum dia tenhamos a oportunidade de ver nossos filhos ensinando lições de vida a seus filhos. Talvez nunca se saiba.
Aprendemos com o passar do tempo que nosso tempo nunca está garantido. Dando o tempo como garantido, perdemos um tempo precioso e valioso com os outros. Tempo de riso, diversão, amor, alegria, dor e tristeza que nos lembram que estamos vivos e que precisamos valorizar nosso tempo. Parte da vida é aprender a valorizar nosso tempo. Podemos fazer isso de uma forma, terceirizando alguns trabalhos para nos poupar algum tempo.
Temos um tempo limitado para viver nossas vidas e devemos usá-lo com inteligência e sabedoria. Uma maneira de fazer isso é ser intencional na tomada de decisões. Em vez de passar incontáveis horas decidindo o que queremos fazer com nossas vidas, considere os prós e os contras e o que nos deixa felizes em tomar decisões mais rapidamente. Obviamente, algumas decisões serão mais fáceis de tomar do que outras, mas podemos optar por ser inteligentes em relação a elas.
Como você quer passar o fim de semana? Provavelmente não perderá horas lamentando a volta ao trabalho na segunda-feira! Reserve um pouco de tempo todos os dias para esboçar planos e decisões para economizar tempo e realmente aproveitar seu tempo livre.