Por Carlos Air
Quando se trata dos maiores momentos da vida, você provavelmente tem um plano. O planejamento financeiro inteligente segue a mesma lógica.
Desde os mantimentos que você precisa até a aposentadoria que você deseja e a conta do conserto do carro que está se aproximando, são ideias que ajudam você a equilibrar sonhos de longo prazo com desejos de curto prazo, além dos eventos inesperados que acontecem ao longo do caminho.
Está tudo bem se você não tiver feito isso ainda. Basta começar com uma tarefa e continuar.
Na hora de verificar sua saúde financeira, fazer um balanço pessoal é uma das principais ferramentas. Criar um balanço pode ajudá-lo a determinar seu patrimônio líquido e encontrar maneiras de continuar a fazer mudanças positivas.
Embora um balanço pessoal seja simples, é crucial que você saiba como criá-lo e entenda o que ele é em comparação com outros tipos de documentos financeiros. Ter todos os seus ativos e passivos delineados é uma forma de ajudá-lo a planejar o alcance de seus objetivos financeiros, seja se livrar das dívidas ou aumentar suas economias para uma aposentadoria.
Não há necessidade de reinventar a roda: há maneiras simples de criar um balanço pessoal. Hoje em dia, temos inúmeros aplicativos grátis à disposição para termos em nossos celulares, assim mantendo todo registro de contas em um só lugar. Também pode ajudá-lo a controlar suas despesas e por consequência aumentar seu patrimônio líquido ao longo do tempo.