Como sair das dívidas?

por | 20 de março de 2023 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Nesta coluna vamos tratar de assuntos como finanças pessoais e empreendedorismo nos anos de maioridade ou terceira idade, momento em que a experiência e a sabedoria se conectam e tendem a contribuir efetivamente. Período este que devemos não somente zelar por nossas responsabilidades desta fase, mas fundamentalmente privilegiar o desfrute, a qualidade de vida, o bem-estar, a saúde como um todo; seja psíquica, espiritual, alimentar, social, financeira, etc. 

Quando falamos em liberdade financeira é importante considerar que não se faz necessário termos milhões, mas sim sabermos gerir os proventos que chegam até nós… 

Nesta abordagem de finanças pessoais; para tornarmos o conteúdo mais didático e proveitoso, o dividiremos em episódios, iniciando desde o controle e eliminação de dívidas, o uso saudável de nossas receitas e a prosperidade financeira. 

Incrivelmente não é o quanto você ganha que lhe proporciona liberdade neste quesito, mas sim o uso adequado e equilibrado daquilo que chega até você.  

Neste mundo que vivemos, tudo é passageiro, realmente não levaremos nada dele, mas é de extrema importância sabermos viver de uma forma saudável, feliz, equilibrada, para que estejamos sempre prontos para desfrutar momentos com aqueles que amamos e queremos bem, e para isso não podemos negligenciar o correto uso e manuseio do dinheiro. 

No que diz respeito a nos livrarmos de dívidas que nos tiram o sono ou nos impedem de seguirmos em direção aos nossos objetivos é importante considerarmos alguns pontos; vamos a eles:

  1. Relacione absolutamente todas suas dívidas: Faça uma lista de todas as suas dívidas, incluindo o valor, o prazo de pagamento, a taxa de juros e a data de vencimento. Isso ajudará você a entender exatamente onde está sua situação financeira. 
  2. Crie um orçamento: Analise sua renda e despesas e crie um orçamento realista que leve em consideração suas dívidas existentes. Certifique-se de incluir as despesas essenciais, como moradia, alimentos e transporte, medicamentos, plano de saúde, bem como suas dívidas. 
  3. Pare de acumular mais dívidas: A partir de agora, evite fazer mais dívidas, a menos que seja absolutamente necessário. Isso ajudará a evitar que sua situação piore. Despesas ou dívidas são como unhas e cabelos, se não cortarmos periodicamente, eles tendem a sempre crescerem. 
  4. Suas dívidas são prioridade: Foque em pagar as dívidas com as taxas de juros mais altas primeiro, enquanto ainda faz os pagamentos mínimos em outras dívidas. Isso ajudará a reduzir o valor total da sua dívida ao longo do tempo. 
  5. Negocie com seus credores: Considere entrar em contato com seus credores para ver se há alguma possibilidade de negociação, como a redução da taxa de juros ou um plano de pagamento mais flexível. 
  6. Lembre-se, é nos pequenos gastos diários que acabamos por perder o controle do todo.  
  7. Toda vez que for adquirir qualquer coisa, se pergunte: devo, posso, realmente preciso? Muitas vezes, se você aguardar no mínimo 24 horas do momento que decidiu por comprar algo, a possibilidade de você reavaliar a compra passa a ser muito maior. 
  8. Busque ajuda profissional se necessário: Se você sentir que está sobrecarregado e não consegue lidar com as dívidas sozinho, considere procurar ajuda profissional de um consultor financeiro ou um serviço de aconselhamento de crédito. 

Sair das dívidas é um processo gradual, então seja paciente e continue trabalhando em suas estratégias de redução de dívida. Com o tempo e esforço, você pode superar essa situação e recuperar o controle financeiro. 

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É Autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba. Livro este distribuído em Países como França, Colombia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.