Reduzir o consumo pode trazer mais felicidade

por | 10 de abril de 2023 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Por Carlos Air

As pessoas atualmente consomem em excesso em níveis recordes.  A busca por mais pode ser vista tanto em nossas casas quanto em nossas cinturas.  A cada década, notamos que as pessoas buscam por casas cada vez maiores, apesar do fato de que as famílias ficaram menores.

Gastamos cada vez mais e gostamos menos.  Curiosamente, mais pessoas pesquisadas em décadas anteriores se descreveram como “ricas” do que hoje.  Reduzir o padrão de consumo excessivo é um passo importante não apenas para economizar, mas também para nos libertar de nossas posses.  Psicologicamente, apesar de tudo que nos foi dito (ou vendido), mais é menos e menos é mais.  Isso é comprovado por estudos que mostraram que mais de 80% das pessoas se sentiram mais felizes depois de terem voluntariamente reduzido o consumo.

Assim como minha própria experiência de vida, também ouvi de alguns amigos que quando tiramos os olhos do dinheiro ou riqueza, ela então começa a nos notar. O que quero dizer? Nesta busca para sairmos das dívidas e galgarmos nossa independência financeira, obviamente precisaremos nos privar de alguns desejos momentâneos, como ao invés de irmos a um restaurante caro, optarmos por um agradável piquenique em um parque. Assim inevitavelmente passamos a observar a maravilhosa natureza que temos ao nosso dispor, passamos a degustar a essência da beleza da criação.

Este é apenas um simples exemplo entre tantos. E com isso, tiramos um pouco os olhos do ter, do capitalismo e por consequência temos naturalmente a construção da riqueza que almejamos.

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É Autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba. Livro este distribuído em Países como França, Colombia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.