Por Carlos Air
Na minha opinião, não há segredos para aumentar a riqueza. Qualquer pessoa que prometa revelar o mistério está enganando você. Não há segredo. Para a maioria das pessoas, o aumento da riqueza exige o seguinte: gaste abaixo de suas possibilidades, criando fluxo de caixa, economize e invista esse excesso de fluxo para que seu dinheiro gere mais dinheiro. Procure aumentar sua renda ao longo do tempo e otimize suas finanças quando tiver oportunidades para fazê-la.
Siga essas etapas de forma consistente por muitos anos e provavelmente você construirá um patrimônio significativo ao longo do tempo.
Fácil? Absolutamente não. Acessível e realista para a maioria das pessoas alcançar? Sim, com a combinação certa de trabalho duro, comprometimento e sorte. Esquemas para enriquecimento rápido são exatamente isso: esquemas.
Você pode ficar rico, mas novamente, será necessária uma combinação de tempo, habilidade, estratégia e sorte.
Você pode ganhar um pouco da sorte com um bom posicionamento, mas o trabalho pesado vem do processo ao longo do tempo.
Você pode fazer (um pouco) da sua própria sorte, pode traçar as raízes de qualquer sucesso em dois fatores: habilidade e sorte.
Eles nem sempre aparecem em partes iguais. Às vezes você acaba em uma boa posição com 90% de sorte e 10% de habilidade.
Algumas pessoas são mais talentosas e podem ser capazes de utilizar as suas competências com maior efeito, mas mesmo as pessoas mais inteligentes, inovadoras e experientes dependem de algum grau de sorte para terem sucesso.
Pode parecer que o seu nível de habilidade é a única coisa que você pode controlar nessa fórmula, mas a sorte não é totalmente aleatória.
Há um ditado popular que diz: “A sorte é como um trem. Você não pode ser atropelado por ela, a menos que esteja nos trilhos”. Fazer um pouco da sua própria sorte significa estar em posição de aproveitar uma oportunidade quando ela surgir em seu caminho. Isso pode significar esperar pacientemente ou ser muito proativo e perseguir algo.
Você também pode “ter mais sorte; pensando positivamente”. Não há mágica aqui – quando você foca no positivo, você prepara seu cérebro para procurar oportunidades. O mesmo se aplica ao inverso: quando você se concentra no negativo, você treina seu cérebro para continuar procurando resultados, experiências e fatores negativos.
Você precisa entender como avaliar adequadamente os perigos e assumir riscos calculados nos momentos certos para garantir as recompensas, aproveitando o tempo para se preparar.
As oportunidades não valem muito se você não estiver preparado para agir quando elas surgirem em seu caminho. Você pode aumentar sua sorte simplesmente estando pronto para ela quando ela surgir.