Tempo de qualidade

por | 18 de novembro de 2024 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Por Carlos Air 

Na minha percepção o bem mais precioso é o tempo e o poder de escolha, sendo estas talvez a tradução da verdadeira riqueza. 

Ao considerar como aumentar o tempo, para que estejamos juntos daqueles que amamos e estimamos, muitas vezes fazemos referência a dois tipos de tempo: quantidade de tempo e qualidade de tempo. Enquanto a quantidade de tempo se refere à quantidade total de tempo que passamos juntos, o tempo de qualidade refere-se a dar atenção total a alguém. Isto geralmente implica fazer algo em conjunto, em vez de apenas ficar sentado na mesma sala realizando atividades individuais (por exemplo, navegar na Internet ou ler um livro). O ideal seria encontrarmos maneiras de maximizarmos o tempo com nossos entes queridos, transformando momentos juntos em momentos de qualidade. 

A forma como as pessoas cumprimentam ou se despedem dos entes queridos dá o tom para o que se segue. Deixe de lado outras preocupações e dê total atenção às saudações e despedidas. Crie uma frase ou forma especial de cumprimentar um ao outro que tenha um significado especial no relacionamento. Fazer cumprimentos especiais e despedidas mostra que o relacionamento é prioridade. Independentemente dos desafios do dia, quando os indivíduos se esforçam para sorrir, serem positivos e dar o melhor de si àqueles que amam durante a saudação inicial, podem definir um tom para interações mais positivas no tempo que passam juntos. 

É preciso se conectar nas interações e conversas, isso o ajudará a construir intimidade emocional com os outros. Neste momento é fundamental que todos os participantes envolvidos compartilhem seus pensamentos, sentimentos, ideias e desejos uns com os outros. Conversas de qualidade concentram-se em se revezar para ouvir e aprender sobre a outra pessoa. Fazer perguntas abertas e ouvir pode ajudar os participantes a sentirem-se mais próximos uns dos outros e a apoiarem-se melhor e a lidarem com os desafios que surgem. 

Muitos de nós acabamos levando trabalho ou as preocupações dele para casa. Trabalho precisa ficar no trabalho. Muitas pessoas se estressam com as tarefas que precisam realizar no trabalho enquanto passam tempo com suas famílias. Quando isso acontece, o tempo que passam não é realmente de qualidade porque sua atenção ainda está focada no trabalho e não na conexão nos relacionamentos; e por causa disso, os entes queridos podem não se sentir tão importantes quanto o trabalho. Uma forma de aliviar esse estresse e construir relacionamentos com outras pessoas ao mesmo tempo é desabafar com um parceiro e deixar de lado o estresse antes de se envolverem em outras atividades juntos. Outra abordagem é concentrar-se em estar no momento, o que pode ajudar a abafar os pensamentos sobre o trabalho. 

Nesta busca por tempo de qualidade é preciso aprender a se desconectar, ou seja, para aproveitar melhor o tempo de qualidade juntos, como casal ou família, os limites dos dispositivos eletrônicos precisam ser estabelecidos.  

Faça as tarefas diárias valerem a pena. Ajudem-se mutuamente a preparar o jantar, a dobrar a roupa ou a limpar casa ou quintal. Essas oportunidades podem não ser tão emocionantes quanto uma noite na cidade, mas podem oferecer oportunidades para conversar e aliviar a carga uns dos outros. 

Às vezes, tempo de qualidade pode ser encontrado em incrementos muito pequenos de tempo. É possível sim fazermos de cada momento uma experiência memorável! Parando para observar o pôr do sol, uma caminhada em um parque ou praça. Seja bobo e ria junto. Tire fotos destes momentos para torná-los ainda mais memoráveis. 

O toque físico é uma parte essencial do amor e pode construir relacionamentos com outras pessoas. É muito fácil entrarmos na rotina e esquecermos de darmos um abraço ou um beijo nas pessoas que amamos; e embora alguns indivíduos possam preferir mais afeto físico do que outros, a maioria das pessoas desfruta de pelo menos um momento ocasional de afeto. 

Mesmo quando os casais ou famílias não têm muito tempo juntos ou vivem separados, ainda podem passar algum tempo conectando-se de outras maneiras. Por exemplo, podemos deixar um pequeno bilhete onde um ente querido possa encontrá-lo, ou enviar uma mensagem de texto ou e-mail de incentivo ou agradecimento.  A tecnologia também pode reduzir a distância através de vídeo chamadas ou mensagens de áudio ou texto. 

Embora nunca pareça haver tempo suficiente para tudo, independentemente da quantidade de tempo que os casais e famílias encontram para passar juntos, a utilização de algumas destas técnicas pode ajudar os indivíduos a garantir que estão fazendo valer os momentos, criando tempo de qualidade juntos; isso também é riqueza.  

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba e distribuída em países como França, Colômbia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.