Vida equilibrada e procrastinação

por | 29 de maio de 2023 | Planos de Vida, Vida e Carreira

Por Carlos Air 

Ao abordarmos o tema vida equilibrada, não podemos deixar de citarmos o desafio de vencermos diariamente a procrastinação, algo tão nocivo a meu ver. 

Procrastinação é o ato de atrasar ou adiar uma tarefa ou conjunto de tarefas. Portanto, quer você se refira a isso como procrastinação ou qualquer outra coisa, é a força que o impede de prosseguir com o que se propôs a fazer. 

Há algo importante a ser observado aqui. Assim que você parte para a ação, a dor começa a diminuir. Na verdade, estar no meio da procrastinação costuma ser mais doloroso do que estar no meio do trabalho. A culpa, a vergonha e a ansiedade que você sente enquanto procrastina são geralmente piores do que o esforço e a energia que você precisa colocar enquanto trabalha ou realizada qualquer atividade. O problema não é o fazer, mas sim o começar. 

Uma ótima maneira de tornar as tarefas mais realizáveis ​​é dividi-las. Tornar suas tarefas mais realizáveis ​​é importante por dois motivos. Pequenas medidas de progresso ajudam a manter o ímpeto a longo prazo, o que significa que você tem mais probabilidade de concluir tarefas grandes. 

Um dos motivos pelos quais é tão fácil recair na procrastinação vez após vez é porque não temos um sistema claro para decidir o que é importante e no que devemos trabalhar ou focar primeiro.  

No final de cada dia de trabalho, anote as seis coisas mais importantes que você precisa realizar amanhã. Não escreva mais de seis tarefas. Priorize esses seis itens em ordem de sua verdadeira importância. Quando você chegar amanhã, concentre-se apenas na primeira tarefa. Trabalhe até que a primeira tarefa seja concluída antes de passar para a segunda tarefa. Aborde o resto de sua lista da mesma maneira. No final do dia, mova todos os itens não concluídos para uma nova lista de seis tarefas para o dia seguinte. Repita este processo todos os dias. 

Não acredito que haja algo mágico no número de seis tarefas importantes por dia. Poderia facilmente ser cinco tarefas por dia. No entanto, acho que há algo mágico em impor limites a si mesmo. Acho que a melhor coisa a fazer quando você tem muitas ideias (ou quando está sobrecarregado com tudo o que precisa ser feito), é podar suas ideias e eliminar tudo o que não é absolutamente necessário. As restrições podem torná-lo melhor. Basicamente, se você não se comprometer com nada, ficará distraído com tudo.

O maior obstáculo para terminar a maioria das tarefas é iniciá-las. Sair do sofá pode ser difícil, mas uma vez que você realmente começa a correr é muito mais fácil terminar o treino.

A sociedade moderna adora multitarefa. O mito da multitarefa é que estar ocupado é sinônimo de ser melhor. O oposto é verdadeiro. 

 

Carlos Air é natural de Porto Alegre – RS. É Autor do Best-seller “Rico Pobre A Diferença Não é o Dinheiro”. Obra doada para as escolas públicas e faróis do saber de Curitiba. Livro este distribuído em Países como França, Colombia, Espanha, Argentina e Estados Unidos.