Na última sexta-feira (05), o CEDIVIDA recebeu uma roda de conversa. Realizada pelo projeto de extensão “A Nossa Comida”, do curso de Nutrição da UFPR (Universidade Federal do Paraná), a atividade contou com a presença de professores e alunos que falaram sobre o tema “Minha Saúde, Meu Direito”, sob o olhar da nutrição.
Para começar, foi passado aos participantes, o Guia Alimentar para a População Brasileira, mostrando os dez passos para uma alimentação saudável. Confira:
1 – Fazer alimentação in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
2 – Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparação culinária;
3 – Limitar o conjunto de alimentos processados;
4 – Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
5 – Comer com regularidade e atenção em ambientes apropriados e sempre que possível, com companhias;
6 – Fazer compras em locais que ofertem variedade de alimentos in natura ou minimamente processados;
7 – Desenvolver, exercitar e partilhar habilidade culinárias;
8 – Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
9 – Dar preferência, quando fora de casa, a locais que preparam refeições na hora;
10 – Ser crítico quando a informações e orientações e mensagem sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
A professora e coordenadora do curso de Nutrição, Giane Sprada, diz sobre a importância da roda de conversa para os participantes. “Entender que a saúde e alimentação é um direito e compreender que as escolhas alimentares, baseada nas possibilidades ou no conhecimento que tem sobre o assunto, impacta diretamente na qualidade de vida e longevidade”.
Ela ainda comenta sobre como a roda de conversa pôde contribuir para a vida dos participantes. “Promover socialização, independência, por proporcionar entendimento e compreensão sobre o assunto e melhor qualidade de vida”.
Em entrevista, a professora contou sobre como foi levar esse assunto para o CEDIVIDA. “Foi sensacional. Ouvir as experiências, vivências e histórias de vida de cada um e poder compartilhar o conhecimento que existe dentro da academia, é o maior objetivo da extensão universitária. Fazer isso colocando alunos do curso de nutrição atuando junto com os participantes do Programa é proporcionar a intergeracionalidade, a escuta compassiva e a troca de experiências de uma maneira ativa, saudável e muito produtiva”.
O CEDIVIDA possui outras oficinas e atividades para você. Conheça a nossa programação aqui.