Na última segunda-feira (27), o presidente do Mãos Sem Fronteiras do Brasil, Romeu Huczok, ministrou a palestra “Como melhorar a saúde mental com 5 minutos”, realizada no auditório do CEDIVIDA.
Romeu iniciou a palestra mostrando as doenças mentais mais notificadas segundo a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e OMS (Organização Mundial da Saúde) como, transtorno afetivo bipolar, depressão, esquizofrenia e outras psicoses, demência e distúrbios do desenvolvimento.
Em seguida, Romeu expõe os motivos pelos quais acontecem os transtornos mentais. como, falta de confiança, discriminação, péssimas condições de vida, entre outros motivos. “Esse conjunto de coisas acontecendo, contribuem para o surgimento de transtornos mentais”, disse o palestrante ao finalizar o tópico.
O presidente do Mãos Sem Fronteiras, também falou sobre os hábitos que contribuem para o desenvolvimento dos transtornos. “Estar preso em redes sociais, se comparando com outras pessoas, estar em relações tóxicas, não manter uma boa alimentação junto de rotina sedentária e um sono inadequado; são hábitos de nosso dia a dia que colaboram com uma situação ruim da saúde mental”.
Segundo Romeu, autoaceitação, autoconfiança, autoestima, competência social, eliminar a culpa de si próprio e confiar em si mesmo, são pensamentos necessários para evitar doenças mentais e manter a boa qualidade da saúde mental.
Para ele, a meditação interfere positivamente no funcionamento do cérebro, melhorando a qualidade do sono, além de contribuir no combate de doenças físicas.“Pode-se dizer que essa prática contribui para uma melhora da saúde como um todo. O corpo passa a ficar saudável para combater doenças”, disse.
Ao final da palestra, Romeu realizou uma sessão de meditação com o público presente. Ele conduziu os espectadores com os três passos:
1 – Três respirações com olhos abertos;
2 – Cinco minutos de vazio mental (sem pensamentos) de olhos fechados;
3 – Três respirações de olhos abertos;
“É recomendado meditar duas vezes ao dia: uma vez ao acordar e outra antes de dormir. Você também pode meditar sempre que sentir a necessidade”, comenta Romeu.
O Mãos Sem Fronteiras é uma entidade sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos. É um movimento internacional composto por voluntários de diferentes nacionalidades, crenças e origens, unidos depois de experimentarem os benefícios da Estimulação Neural, com o objetivo de compartilhar a técnica.
O CEDIVIDA recebe visitas semanais, todas as terças, de voluntários do Mãos Sem Fronteiras, para atender os nossos participantes que desejarem. Para se inscrever, clique aqui.